Há tempos venho escrevendo sobre a destruição causada pelas chuvas, sobretudo os alagamentos, e sua relação com o mundo do seguro. Essa tem sido uma preocupação contínua não só do mercado segurador, mas também pessoal, minha. Sempre me chamou atenção — e continua chamando — o descaso de grande parte das autoridades brasileiras com o assunto.
Porém, justiça seja feita, é preciso reconhecer quando vemos alguém mais preocupado em agir do que falar.
Nesse sentido, muito me alegra ver a atuação do governador de Santa Catarina durante as fortes chuvas que o estado tem enfrentado desde o ano passado. Além de garantir investimentos substanciosos, o atual governador faz questão de ir aos lugares afetados, de prestar apoio material e psicológico, e de trazer mais confiança à população.
A administradores públicos assim o mercado deve estar atento. Apesar de raros, eles existem.
E por isso, crítico contumaz que sou das administrações públicas pelos danos derivados das chuvas de verão, sinto-me moralmente compelido a elogiar quando um administrador cumpre zelosa e dignamente seu dever.
Se todos procederem assim, ouso imaginar perspectiva boa para o futuro imediato. A sensível diminuição de sofrimento para as pessoas e de prejuízos para o mercado segurador.
Dr Paulo Henrique Cremoneze, Advogado, especializado em Direito do Seguro e Direito dos Transportes (Marítimo)
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

