00:00:00
24 Nov

Seguro de crédito pode proteger o futuro financeiro das empresas

24 de janeiro de 2024
138 Visualizações

No início de cada ano, o planejamento financeiro torna-se uma prioridade crucial para as empresas que buscam estabilidade e crescimento sustentável. Esse período marca o momento ideal para avaliar o desempenho financeiro do ano anterior, identificar áreas de melhoria e estabelecer metas realistas para os próximos 12 meses.

Esse planejamento tem sido cada vez mais essencial, já que a inadimplência nas empresas brasileiras bate recordes frequentemente. Segundo a última pesquisa divulgada pelo Serasa Experian em outubro de 2023, 6,64 milhões de empresas enfrentavam dívidas fora do prazo, um aumento de 4,79% em relação ao mesmo período de 2022.

Nesse sentido, o seguro de crédito desempenha um papel fundamental na proteção das empresas, pois oferece uma rede de segurança financeira em um cenário de transações comerciais muitas vezes imprevisível. A modalidade atua como um escudo protetor, mitigando os riscos associados às vendas a prazo e fornecendo uma série de benefícios cruciais.

“Em primeiro lugar, o seguro de crédito fornece uma avaliação abrangente do perfil de crédito dos clientes antes da concessão de prazos de pagamento mais longos. Isso ajuda as empresas a tomar melhores decisões ao dar crédito, reduzindo as chances de lidar com clientes que possam enfrentar dificuldades financeiras”, explica o diretor comercial da Allianz Trade Brasil, Luciano Mendonça (foto).

Além disso, em caso de inadimplência, o seguro de crédito cobre as perdas decorrentes de contas a receber não pagas, proporcionando alívio financeiro e garantindo que a empresa não sofra impactos significativos em seu fluxo de caixa. Isso é especialmente crucial para as pequenas e médias empresas, que podem enfrentar dificuldades substanciais ao perder receitas importantes devido à inadimplência.

O seguro de crédito também desempenha um papel estratégico na expansão dos negócios, permitindo que as empresas explorem novos mercados e clientes sem o temor excessivo de inadimplência. Essa proteção promove a confiança e a segurança nas transações comerciais, facilitando o crescimento sustentável.

Aumento na demanda

Ainda que no Brasil o seguro de crédito não seja tão popular entre as empresas quanto na Europa, este cenário vem mudando nos últimos anos. Segundo dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSEG) divulgados em julho do ano passado, o seguro de crédito pagou cerca de R$ 1 bilhão em indenizações aos segurados no primeiro quadrimestre de 2023, aumento de 411,9% em relação ao mesmo período em 2022. Além disso, a modalidade também registrou um aumento de 24,3% na demanda, com mais de R$ 740 milhões arrecadados.

Para Mendonça, os números refletem o processo de mudança de mentalidade dos empresários brasileiros atuarem com cada vez mais segurança e certeza de recebimentos, mas que ainda conta com alguns desafios.
“Precisamos melhorar a educação financeira dos brasileiros em um contexto mais amplo. Sabemos que muitas destas empresas brasileiras ainda carregam efeitos da pandemia, portanto, nossa expectativa é que o setor continue crescendo positivamente em 2024 e que o seguro de crédito se torne cada vez mais presente no planejamento anual das empresas brasileiras”, finaliza o diretor.

Race Comunicação

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
70 Vizualizações
Unimed
70 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
88 Vizualizações
Bradesco Seguros
88 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
64 Vizualizações
Allianz Partners
64 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin