Os jovens de 14 a 25 anos com ações de empreendedorismo social têm até a próxima sexta-feira, dia 8 de dezembro, para inscrever seu projeto no Prêmio Jovens Visionários Prudential. A premiação oferecida pela seguradora reconhece e fomenta iniciativas que estão ajudando a resolver problemas socioambientais e financeiros enfrentados pelos brasileiros, como necessidade de geração de renda, acesso ao primeiro emprego, reaproveitamento de resíduos etc.
Nesta segunda edição, o primeiro e o segundo colocados receberão R? 30 mil e R? 20 mil, respectivamente. Os oitos autores das melhores ações recebem mentoria e um curso de formação, incluindo um treinamento em empreendedorismo social. A intenção da companhia é dar visibilidade e alavancar a projetos que contribuem para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde os jovens vivem.
Para participar, os jovens precisam estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Todos os projetos inscritos serão analisados por uma comissão técnica, composta por especialistas em sustentabilidade e empreendedorismo social. Em fevereiro de 2024, haverá uma cerimônia de premiação no Rio de Janeiro para anunciar os dois vencedores e os finalistas que vão ganhar o curso. Além disso, os jovens vencedores representarão o Brasil no Emerging Visionaries, cerimônia internacional do prêmio, na sede da Prudential, em Newark, ao lado dos finalistas dos Estados Unidos, da China e do Japão.
“Este ano continuaremos impulsionando sonhos de jovens que trabalham para uma sociedade mais justa, diversa e igualitária. Com 25 anos de história no Brasil, a Prudential é especialista em legado, e reconhecer jovens com vocação social empreendedora e seus projetos faz parte da nossa jornada de transformação da sociedade” afirma a gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Prudential, Mariana Simões.
Projeto para surdos foi o campeão em 2022
No ano passado, o primeiro lugar foi conquistado pela jovem Maria Eduarda Rocha, de Ribeirão Preto, São Paulo, com o projeto “OBM Libras”, a primeira Olimpíada de Matemática em libras no Brasil. O campeonato já impactou mais de 3,5 mil estudantes com deficiência auditiva em 18 estados. Para o futuro, a jovem já tem planos para lançar olimpíadas de física e astronomia em libras que alcancem as cinco regiões do Brasil. Ela vai ampliar a iniciativa usando o prêmio de R? 25 mil oferecidos ao primeiro colocado do Prêmio.
Depois da vitória na premiação, Maria Eduarda também conseguiu fazer investimentos para aprimorar o projeto e conseguir contribuir ainda mais para a inclusão da comunidade de alunos surdos em competições estudantis e para o combate à evasão escolar. A jovem realizou melhorias na plataforma de questões, adquiriu equipamentos de gravação e contratou profissionais de programação de computadores.
“Com o Prêmio, o projeto recebeu um reconhecimento inimaginável, passou a ser convidado para eventos e ganhou destaque em seu campo de atuação”, conta Maria Eduarda, que também se orgulha do seu crescimento pessoal. “Através dessa experiência, desenvolvi autoconhecimento sobre meus propósitos e ideais de vida. Posso sonhar cada vez mais alto e trabalhar para melhorar a educação brasileira”, acredita a campeã.
Prêmio Jovens Visionários Prudential 2023
• Quem pode participar? Jovens de 14 a 25 anos de todo país, que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio.
• Quais projetos podem participar? Projetos que tenham vocação social empreendedora, especialmente, nos aspectos socioambientais e econômicos. É preciso apontar os desafios que o projeto enfrenta, explicar como a iniciativa está sendo conduzida na prática e destacar os resultados obtidos.
• Quantos projetos podem ser inscritos? Um projeto por jovem. Para os projetos que contarem com a participação de vários jovens, as inscrições serão consideradas de forma individual, sendo permitida apenas a participação de um jovem por projeto como finalista.
• Inscrições gratuitas pelo site
• Período de inscrição: de 2 de outubro de 2023 a 8 de dezembro de 2023.
Golin
Foto: Maria Eduarda Rocha foi a campeã do Prêmio Jovens Visionários 2022 | Divulgação
You may be interested

IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026Por anos, o avanço da inteligência artificial foi associado à substituição de postos de trabalho em setores intensivos em serviços. No mercado de seguros, porém, o movimento…

UCS promove encontro sobre liderança, sucessão e o futuro do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026A União dos Corretores de Seguros (UCS) abriu oficialmente o calendário de eventos de 2026 com um encontro especial do Trocando Ideias, realizado no dia 28 de…

Proposta para garantir mais estabilidade da renda no campo avança
Publicação - 30 de janeiro de 2026A ocorrência de eventos climáticos extremos vem impactando a vida no campo, transformando a percepção de riscos dos produtores rurais. Diante do avanço da degradação do capital…
Mais desta categoria

Confira como foi a visita técnica do órgão supervisor de seguros de Moçambique
Publicação - 30 de janeiro de 2026











