00:00:00
22 Nov

Outubro Rosa: campanha conscientiza para o controle do câncer de mama

11 de outubro de 2023
148 Visualizações

Com a chegada do mês de outubro, tem início mais uma edição da campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os cuidados relacionados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o mundo, o câncer de mama é o mais frequente em mulheres, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados para esse ano (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres).

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama representa cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres no Brasil. A doença também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos. De acordo com o Atlas de Mortalidade do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o número de mortes de pessoas com câncer de mama no Brasil, no ano de 2021, foi de 18.361 indivíduos.

O câncer de mama não tem causa única. Diversos fatores foram e continuam a ser estudados para compreender sua relação com o risco de desenvolver a doença, tais como:
• Idade – o risco aumenta com o avançar da idade;
• Hereditariedade;
• sobrepeso e obesidade após a menopausa;
• ingestão de bebida alcoólica;
• Fatores endócrinos e história reprodutiva – a exposição ao hormônio estrogênio, produzido pelo corpo (endógeno) ou ingerido na forma de medicamentos (exógeno), aumenta o risco de câncer de mama;
• menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos);
• menopausa tardia (após os 55 anos);
• nuliparidade – não ter filho;
• primeira gravidez após os 30 anos;
• uso recente de terapia de reposição hormonal pós- -menopausa (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos; e
• uso recente de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona).

De acordo com o Ministério da Saúde, entre os sinais e sintomas mais comuns de câncer de mama está o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais sugestivos de câncer de mama são:
• Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
• Retração cutânea;
• Dor;
• Inversão do mamilo;
• Hiperemia;
• Descamação ou ulceração do mamilo;
• Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea; e
• Tumoração palpável unilateral em homens com mais de 50 anos.
Ações da ANS no combate ao Câncer de Mama
Para ajudar a combater o Câncer de mama, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apoia a campanha e destaca a necessidade do cuidado integral e integrado. Exames preventivos e o autocuidado são atitudes que fundamentais para combater essa enfermidade. Atualmente, a Agência desenvolve ações e estimula as operadoras de planos de saúde a oferecerem programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev) para suas beneficiárias. Hoje, existem 1232 programas de Promoprev cadastrados na ANS, sendo que 80 programas abordam o cuidado ao câncer de mama.

Acesse o link e veja se a sua operadora de plano de saúde oferece programas Promoprev gov.br/ans/pt-br/assuntos/gestaosaude/programas-de-promocao-da-saude-e-prevencao-de-riscos-e-doencas

Outra iniciativa importante, em curso, é a elaboração da Certificação em Atenção Oncológica, que tem o câncer de mama como uma das suas linhas de cuidado prioritárias. Essa certificação faz parte do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde, o qual prevê a concessão de uma certificação às operadoras que cumprirem requisitos pré-estabelecidos pela ANS.

A Certificação em Atenção Oncológica preconiza um modelo de atenção integrado voltado aos beneficiários de planos privados de saúde, que abarca a promoção da saúde, prevenção de riscos e doenças, diagnóstico precoce, tratamento incluindo cuidados paliativos e de final de vida, com equipe interdisciplinar.

É importante que a população e os profissionais de saúde estejam atentos aos sinais de alerta do possível câncer, o mais cedo possível. Qualquer alteração na mama procure o seu médico de referência. Os profissionais mais indicados para isso são o médico oncologista e o médico mastologista.

Origem da campanha
A campanha Outubro Rosa foi criada na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, por meio de um movimento global. A data é celebrada anualmente para compartilhar informações e promover a conscientização sobre a neoplasia mamária. Há alguns anos, o movimento passou a incluir também a prevenção ao câncer de colo de útero. No Brasil a primeira iniciativa aconteceu em outubro de 2002. Na ocasião, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera) em São Paulo foi iluminado com a cor rosa.

Assessoria de Imprensa da ANS

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
51 Vizualizações
Lojacorr
51 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
49 Vizualizações
MetLife
49 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
49 Vizualizações
Artigo
49 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin