00:00:00
18 May

Programas de medicina preventiva ajudam a reduzir custos, afirma Bain

11 de setembro de 2023
115 Visualizações

Dados da ANS mostram que o índice de sinistralidade que é relação entre o valor pago pelos usuários com as mensalidades e o gasto com procedimentos médicos está em uma crescente, com índices de 87,3% em 2022. Além disso, nos últimos três anos, o custo do sinistro por vida cresceu a uma velocidade maior que o dos prêmios por vida, 6,4% ano após ano (o crescimento anterior era de 5,9%), o que resulta em um cenário de compressão de margens e busca por redução do custo unitário, como negociações com prestadores e necessidade de melhor gestão do uso dos benefícios.

Uma iniciativa encontrada pelas operadoras para minimizar gastos é o investimento em medicina preventiva e em programas de gestão de saúde. Tais ações têm como foco tanto o aumento da qualidade de vida dos beneficiários quanto a redução da demanda por procedimentos médicos de maior custo.

Os programas de medicina preventiva também contribuem para impactar positivamente o nível de satisfação com os planos. A pesquisa NPS Prism da Bain mostra que, em 2022, o NPS dos planos de saúde era 20 pontos maior entre os beneficiários de programas preventivos em relação a beneficiários que não os utilizavam. Essas ações ainda são responsáveis por ampliar o engajamento dos clientes nos canais de atendimento. Com base em dados do NPS Prism, o nível de engajamento é 10% maior entre os consumidores que utilizam esses programas.

Quem utiliza programas preventivos indica maior NPS e interage mais com a operadora

Apesar dos benefícios das ações tanto para clientes quanto para as operadoras, ainda há margem para extrair mais valor dessas iniciativas. Mesmo que a maioria dos usuários dos planos de saúde tenha conhecimento da existência dos programas, eles ainda apresentam baixa adesão. Em todas as faixas etárias e de renda, 70% ou mais dos beneficiários sabem que têm à disposição iniciativas de prevenção. No entanto, a utilização varia bastante de acordo com o perfil do consumidor.

A utilização dos programas preventivos varia conforme o tema, concentrando-se em programas de saúde mental, check-up de rotina, e bem-estar, com 40% ou mais dos entrevistados reportando sua utilização.

Usuários têm conhecimento dos programas, mas não os utilizam

Diante do cenário de aumento de gastos, as operadoras têm como opção buscar a redução de sinistralidade por meio dos programas de prevenção. Contudo, para que esse investimento seja mais eficiente é preciso alavancar sua adesão entre os clientes, o que vai contribuir para ampliar a satisfação dos usuários, ao mesmo tempo em que os custos de operação são equalizados.

RPMA Comunicação

You may be interested

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit
Junto Seguros
46 Vizualizações
Junto Seguros
46 Vizualizações

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit

Publicação - 17 de maio de 2024

A Junto Seguros, uma empresa especializada em soluções de seguros corporativos para empresas e com mais de 30 anos de história, marca presença no Cupola Summit 2024, nos dias…

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular
Susep
49 Vizualizações
Susep
49 Vizualizações

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular

Publicação - 17 de maio de 2024

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor Carlos Queiroz, participou nesta sexta-feira (17) de mais uma edição do evento "Conversa com o Judiciário", que ocorreu…

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade
Artigo
59 Vizualizações
Artigo
59 Vizualizações

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade

Publicação - 17 de maio de 2024

O conceito de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) tem se tornado cada vez mais relevante na indústria de seguros, com impactos significativos em diversas frentes. A…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin