00:00:00
14 Sep

Como o avanço tecnológico pode ajudar na inclusão social?

2 de agosto de 2023
191 Visualizações

A tecnologia como um recurso decisivo para promover a inclusão social é o tema do encontro que o Demarest Advogados vai realizar na próxima quarta-feira, dia 9 de agosto, na sede do escritório, em São Paulo, das 9h às 11h.

No evento, especialistas do escritório vão debater o assunto em parceria com Sérgio All, sócio e fundador da startup Conta Black, banco digital voltado às pessoas negras e que se propõe a democratizar o acesso a serviços bancários e investimentos para pessoas negras e da periferia.

Robson de Oliveira, advogado e cofundador do D Raízes, grupo que promove a inclusão racial no Demarest e no setor jurídico, Daniel Caramaschi, sócio da área M&A e coordenador da iniciativa Disrupt, voltada para atender o segmento de startups, e Marcia Cicarelli, sócia da área de Seguros & Resseguros e coordenadora do D Impacto, que reúne as ações de responsabilidade social, participam do evento que vai tratar a falta de visibilidade das pessoas negras no sistema financeiro.

A ideia é debater as diferentes maneiras de promover a inclusão social e econômica da população negra e da periferia, além de desafios e oportunidades que os investidores encontram para atuar nesse segmento.

O encontro também vai comemorar os cinco anos de atuação do grupo D Raízes e os dois anos de existência do Disrupt, iniciativa que atendeu mais de 100 startups nesse período, com soluções jurídicas de acordo com a realidade econômica e o grau de desenvolvimento de cada empresa.

“Entendo que o evento é mais um marco no avanço da inclusão social em todos os espaços. Precisamos ser disruptivos, discutir caminhos e ser propositivos. Tudo o que é novo requer a desnaturalização de práticas e a construção de outras. O Demarest se propõe a isso. São muitos os desafios, mas também é grande a nossa vontade de transformar e melhorar as vidas de todas as pessoas”, diz o advogado Robson de Oliveira, que coordena também o projeto Incluir Direito.

Daniel Caramaschi avalia que a tecnologia está diretamente ligada à inclusão social por ser capaz de promover oportunidades em setores, por vezes, menos explorados. “Essa capacidade é amplificada quando o empreendedor pensa a tecnologia de forma inclusiva, com propósitos e objetivos direcionados à promoção e ao desenvolvimento social, seja na perspectiva individual ou coletiva.”

O racismo estrutural e as disparidades socioeconômicas ainda são uma barreira para inclusão de pessoas pretas, diz Marcia Cicarelli. “Iniciativas como a Conta Black demonstram que a tecnologia e o empreendedorismo são ferramentas fundamentais para mudar essa realidade. O D Impacto, por meio de suas verticais, como o D Raízes, quer justamente fomentar o debate e incentivar ações transformadoras como essa.”

Voltada para pessoas pretas e da periferia, a Conta Black vem ampliando as soluções oferecidas do que chama de hub de produtos e serviços financeiros. Atualmente tem cerca de 40 mil clientes, chamados pela fintech de membros, e a expectativa é chegar a 100 mil até dezembro deste ano.

“A Conta Black é uma ferramenta valiosa para transformar a vida das pessoas e empreendedores pretos. É mais que um banco. Nós fazemos parte da vida de nossos membros mais valiosos, entendendo os seus sonhos, desafios e dores. Contribuímos para ajudar com educação financeira, alternativas de investimentos e inclusão econômica, por meio da abertura de conta correntes”, diz Sérgio All, sócio fundador da startup. “Temos orgulho de ser a primeira fintech protagonizada por negros.”

O evento é gratuito, com vagas limitadas. Para participar, é preciso se inscrever aqui: Link

Demarest Advogados

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
101 Vizualizações
Aon plc
101 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
96 Vizualizações
CNseg
96 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
91 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
91 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin