00:00:00
22 Nov

Como a IA mudará o setor automotivo nos próximos anos

10 de julho de 2023
269 Visualizações

A IA tem o potencial de transformar a indústria automotiva de várias maneiras, desde a maneira como os veículos são projetados, construídos e operados até a maneira como são atendidos e mantidos.

Projeto e Fabricação de Veículos
A tecnologia também deverá transformar a maneira como os veículos são projetados e fabricados. Na fase de projeto, a tecnologia pode ser usada para simular diferentes cenários e otimizar projetos de aerodinâmica, eficiência de combustível e desempenho. Os algoritmos também poderão ser usados para criar designs personalizados com base nas preferências e necessidades individuais, criando uma experiência para o consumidor mais personalizada.

Na fase de fabricação, a IA pode ser usada para otimizar os processos de produção, reduzir o desperdício e melhorar o controle de qualidade. Robôs alimentados por IA e outras tecnologias de automação podem executar tarefas repetitivas e perigosas, aumentando a eficiência e reduzindo o risco de lesões para os trabalhadores. Os algoritmos de IA também podem ser usados para prever as necessidades de manutenção e otimizar o gerenciamento da cadeia de suprimentos, reduzindo o tempo de inatividade e garantindo que a produção ocorra sem problemas.

Manutenção preventiva e preditiva
Espera-se que outra maneira significativa pela qual a IA mude a indústria automotiva é por meio do uso de manutenção preditiva e serviços. Os algoritmos de IA podem ser usados para monitorar o desempenho do veículo e detectar possíveis problemas antes que se tornem críticos. Essa tecnologia pode ser usada para prever quando a manutenção é necessária, otimizar os cronogramas de manutenção e reduzir o tempo de inatividade para reparos.

Os sensores alimentados por IA também podem ser usados para coletar dados sobre o uso do veículo, permitindo que fabricantes e concessionárias ofereçam manutenção personalizada e recomendações de serviço com base em hábitos e condições de direção individuais. Espera-se que esta tecnologia reduza o custo total de propriedade do veículo, melhore a satisfação do cliente e aumente a vida útil dos veículos.

Seguro automotivo
Imagine um mundo no qual, após um acidente de carro, um motorista faz upload de fotos do local do acidente para sua seguradora por meio de um aplicativo de smartphone. Em uma hora, usando um algoritmo baseado em visão computacional, a seguradora avaliou os danos e calculou automaticamente o pagamento do sinistro, permitindo que o motorista volte à estrada mais rapidamente.

As seguradoras acham que esse futuro pode estar aqui dentro de uma década, e as seguradoras já começaram a fazer investimentos para torná-lo realidade. Espera-se que a inteligência artificial no mercado de seguros cresça nos próximos anos, transformando vários aspectos dos modelos de negócios das seguradoras.

A IA mudará a forma como as seguradoras comercializam para os clientes, detectam fraudes, avaliam sinistros e muito mais. De acordo com a empresa de pesquisa IDC, o uso de soluções de IA no mercado de seguros crescerá 32% até 2026.

De fato, a IA pode ser usada para processar imagens e determinar o custo de consertar danos. Ele também pode ser usada para detectar sinistros fraudulentos de forma mais eficaz do que o ser humano. Os especialistas em sinistros de seguros vão confiar principalmente em sua experiência para determinar se um sinistro é fraudulento. No entanto, uma ferramenta baseada em IA pode ser treinada em grandes quantidades de dados para determinar padrões comuns de fraude.

A IA tem a capacidade de discernir padrões de maneiras e em conjuntos de dados onde os humanos simplesmente não conseguem, ou simplesmente não têm a capacidade de examinar conjuntos de dados gigantescos e identificar vários padrões. Isso é o que a IA pode fazer com muito sucesso.

Experiência e Engajamento do Cliente
Por fim, a IA deverá transformar a maneira como os clientes interagem com os veículos e com a indústria automotiva como um todo. Assistentes de voz com IA e outras tecnologias podem ser usados para fornecer recomendações personalizadas e assistência aos motoristas, aprimorando a experiência geral no volante. Essas tecnologias também podem ser usadas para fornecer atualizações em tempo real sobre tráfego, clima e outras condições, permitindo que os motoristas tomem decisões mais certeiras na estrada.

Os algoritmos de IA também podem ser usados para analisar dados e preferências do cliente, permitindo que fabricantes e concessionárias ofereçam promoções e incentivos personalizados aos clientes. Espera-se que essa tecnologia melhore o envolvimento e a fidelidade do cliente, aumentando as vendas e a receita das empresas automotivas.

Conclusão
Concluindo, a IA deve transformar a indústria automotiva de várias maneiras, desde a maneira como os veículos são projetados, fabricados e operados até a maneira como são atendidos, mantidos e segurados. Veículos autônomos, manutenção e serviços preditivos e experiências personalizadas do cliente são apenas alguns exemplos de como a IA deve mudar o setor. À medida que essa tecnologia continua a evoluir, podemos esperar mudanças ainda mais significativas no futuro, tornando o transporte mais seguro, eficiente e acessível para todos.

Por Fernando Schaeffer: Engenheiro, pós-graduado em Administração e Telecom pela University of California.

You may be interested

Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual
Icatu Seguros
16 Vizualizações
Icatu Seguros
16 Vizualizações

Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Icatu Seguros - maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência Privada e Capitalização - anuncia uma importante evolução em sua jornada…

Loja do Mecânico escolhe 180 seguros para impulsionar vendas de garantia estendida
180 Seguros
17 Vizualizações
180 Seguros
17 Vizualizações

Loja do Mecânico escolhe 180 seguros para impulsionar vendas de garantia estendida

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Loja do Mecânico, principal plataforma omnichannel de vendas de máquinas e ferramentas da América Latina, anuncia uma parceria com a 180 Seguros, marcando um importante passo…

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
55 Vizualizações
Lojacorr
55 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin