00:00:00
26 Nov

Seguradoras faturam R$ 15,3 bilhões em março

22 de maio de 2023
190 Visualizações

A 31ª edição do Boletim IRB+Mercado, divulgada hoje (22/05) pela plataforma IRB+Inteligência, mostra que as seguradoras faturaram R$ 15,3 bilhões em março, alta de 17,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é 12,7% maior que o registrado em fevereiro. A maior variação mensal foi verificada no segmento Crédito e Garantia: crescimento de 27,1%.

No acumulado do ano, por sua vez, o setor emitiu R$ 44 bilhões em prêmios, variação positiva de 16,4%, ante o primeiro trimestre de 2022. Este foi o maior crescimento trimestral da série histórica, iniciada em 2014, com avanço de dois dígitos em todos os segmentos. Automóvel foi o destaque do primeiro trimestre de 2023, com 25% de crescimento.

O relatório, que considerou números publicados pela Susep – órgão regulador do setor – até 03/05, indica que a sinistralidade geral de março apresentou queda de 10,8 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mesmo período de 2022, fechando em 47,5%. Desde julho de 2022, o índice vem caindo mês a mês. No 1T23, o recuo foi de 17,5 p.p, para 47%, considerando a base anual. A redução foi impulsionada, sobretudo, por Vida (- 2,3 p.p).

Por segmento
Em março, Vida faturou R$ 5,1 bilhões, acumulando alta de 12,8% no 1T23. O segmento fechou o trimestre respondendo por 33,5% dos prêmios emitidos, com sinistralidade de 29,7%. Já Automóvel, que ampliou a participação no mercado de 28,3% no 1T22 para 30,3% no 1T23, arrecadou R$ 4,9 bilhões no terceiro mês do ano. Com isso, a variação no trimestre foi positiva em 25%. Já a sinistralidade fechou o período em 61,8%.

Danos e Responsabilidades (18%) faturou R$ 2,6 bilhões em março, obtendo avanço de 10,9% no 1T23. A sinistralidade foi de 44,5% considerando os três primeiros meses do ano. Individuais contra Danos (7,7%) emitiu R$ 1,2 bilhão em prêmios, em março, com variação de 14,5% no trimestre e sinistralidade de 40,8%.

O faturamento de Rural (7,1%) chegou a R$ 920 milhões em março. O valor, somado ao arrecadado em janeiro e fevereiro, permitiu ao segmento atingir o maior montante da série histórica, iniciada em 2014, para um primeiro trimestre: R$ 3,1 bilhões, com alta de 17,4% ante 1T22. Já a taxa de sinistralidade foi de 55,6%, com redução de 180,8 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já Crédito e Garantia (3,3%) arrecadou R$ 506 milhões em março, avançando 15,1% no 1T23. Já a sinistralidade fechou o primeiro trimestre de 2023 em 68,8%, alta de 51,1 p.p. frente ao 1T22.

O Boletim IRB+Mercado resume as operações de seguros, considerando os seguros de danos, responsabilidades e pessoas. A edição também lista os cinco maiores grupos seguradores por linha de negócios. A análise está disponível, na íntegra, no site do IRB Brasil RE. No mesmo endereço, o Dashboard IRB+Mercado Segurador permite consulta dinâmica e gratuita às informações de todo o setor.

FSB Comunicação

You may be interested

AXA no Brasil anuncia mudanças em sua área comercial
Axa no Brasil
52 Vizualizações
Axa no Brasil
52 Vizualizações

AXA no Brasil anuncia mudanças em sua área comercial

Publicação - 25 de novembro de 2024

A AXA no Brasil anuncia que sua área comercial passará a responder interinamente para a CEO Erika Medici. A mudança ocorre em virtude da saída de Karine…

Diretora da Allianz Partners Brasil é eleita uma das principais líderes de RH do país
Allianz Partners Brasil
56 Vizualizações
Allianz Partners Brasil
56 Vizualizações

Diretora da Allianz Partners Brasil é eleita uma das principais líderes de RH do país

Publicação - 25 de novembro de 2024

A Diretora de Recursos Humanos da Allianz Partners Brasil, Simone Rezende, foi eleita uma das líderes de RH mais influentes do país na primeira fase do 3º…

ENS firma parceria inédita com instituição canadense
Escola de Negócios e Seguros
42 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
42 Vizualizações

ENS firma parceria inédita com instituição canadense

Publicação - 25 de novembro de 2024

Em uma colaboração inédita, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) e o Chartered Institute of Marketing Management of Ontario (CIMMO), do Canadá, firmaram parceria para ampliar as…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin