No mês de fevereiro, a demanda por seguros de automóveis registrou crescimento de 9,4% na comparação mensal. O resultado do mês foi ajustado proporcionalmente à quantidade de dias úteis do mês. Sem a alteração, o indicador recuou 15,56% na comparação com janeiro. “Além de fevereiro já ser um mês menor, este ano tivemos o feriado de carnaval o que provoca uma distorção dos dados”, explica Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, empresa responsável pelo Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS). O indicador mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.
Em termos anualizados, o INDS apresentou aumento de 16,33%. “Vale lembrar que o feriado de carnaval caiu no meio do mês, entre os dias 20 e 21, enquanto no ano passado, foi entre 28 e 01 de março, afetando apenas um dia de fevereiro”, observa Gusson.
Todos os Estados analisados separadamente pelo índice apresentaram crescimento anual. O ranking de altas ficou assim: Rio Grande do Sul (8%), Paraná (6,76%), Minas Gerais (5,63%), São Paulo (4,65%) e Rio de Janeiro (3,37%). Em relação ao mês de janeiro, todos os estados recuaram por conta da redução de dias úteis. As maiores quedas foram registradas no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que apresentaram retração acima de 20%. Em São Paulo e Paraná, a retração da demanda ficou acima de 14% e em Minas Gerais a queda foi de 11,76%.
Criado em fevereiro do ano passado, o índice é baseado em volume de cotações e veio da demanda do setor em ter um indicador confiável que demonstrasse qual o apetite do brasileiro em assegurar o seu veículo. “O INDS dá um direcionamento do momento do mercado, o que impacta na estratégia das seguradoras, pois mensura todas as consultas de cotações feitas na nossa plataforma. É preciso ponderar que nem todas as propostas são efetivadas, pois a aceitação da apólice depende de n variáveis de risco que vão impactar no seu valor.”, ressalta Gusson.
Ele acredita que a demanda deve crescer este ano, mas de forma moderada, pois ainda há o comprometimento da renda dos brasileiros e a venda de novos veículos é impactada pela elevada taxa de juros, que aumenta o custo dos financiamentos.
Compliance Comunica
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…