00:00:00
23 Nov

MetLife e Fundo Baobá divulgam resultados da parceria de dois anos

21 de março de 2023
189 Visualizações

“A MetLife tem a diversidade, equidade e inclusão como alguns de seus pilares; tanto que temos um comitê afro para discutir e implementar soluções que possam contribuir com um mundo mais inclusivo. Ao patrocinar o Programa Já É, entendemos que chegamos mais perto de ajudar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, o que muito nos orgulha e também atende a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com os quais a empresa se comprometeu globalmente: Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Redução das Desigualdades (ODS 10). Além do aporte financeiro, poder oferecer mentorias para esses jovens é algo que irá transformar a forma como eles enxergam o mundo e estamos muito animados”, comenta Thais Catucci, gerente de comunicação interna, responsabilidade social e sustentabilidade da MetLife Brasil.

O fato de que, no Brasil, o racismo contra a população negra é um dos maiores obstáculos para o acesso e permanência no ensino superior, foi a premissa a partir da qual o Fundo Baobá formulou esse edital, que se enquadra perfeitamente no seu propósito central de contribuir para o enfrentamento ao racismo promovendo justiça e equidade racial para a população negra. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas 25,2% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos cursam ou concluem a faculdade, mas quando os dados são desagregados por raça/cor fica ainda mais evidente a desigualdade: o percentual de jovens brancos que frequentam ou concluem o ensino superior (36,1%) é praticamente o dobro do percentual de jovens pretos ou pardos (18,3%) na faixa de 18 a 24 anos. Entre os motivos dessa desigualdade está o fato de que o jovem negro é muitas vezes obrigado a interromper precocemente os estudos para ingressar no mercado de trabalho.

Os frutos do projeto são animadores. Dos 31 jovens participantes, 21 estão cursando uma faculdade sendo que dez estão em universidades públicas, sendo cinco na USP (Universidade de São Paulo), três na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), um na UNESP (Universidade Estadual Paulista) e um na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Os outros 10 que prestaram ENEM ou fizeram a prova universal, seguem no aguardo da tão sonhada oportunidade via SISU ou PROUNI.

“A mudança de perspectiva que vai se desenhando para o futuro desses jovens e de suas famílias, pensando tanto no campo social, cultural, político ou econômico, constitui-se em um marco em suas vidas e um estímulo que lhes aproxima da aprovação nos vestibulares e das oportunidades de mobilidade social, uma vez que, para a maioria da população negra a mobilidade é resultante do acesso ao ensino superior. A forma de estar no mundo, ler os cenários à sua volta e intervir; a possibilidade de inclusão no mercado de trabalho em posições de melhor qualificação e remuneração, tudo isso se torna menos distante com políticas que ampliam o acesso e a permanência de jovens nas universidades”, destaca Fernanda Lopes, diretora de Programa do Fundo Baobá.

Entre os temas mais frequentes nas mentorias individuais, destacaram-se: vida profissional, vestibular, carreira e questões pessoais (família, propósito de vida, rotina, hobbies, inseguranças etc), mas também apareceram: mercado de trabalho, LinkedIn/currículo, Enem, SISU, Prouni e FIES, vida acadêmica e estágios.

Alguns indicadores:
93,54% de adesão às mentorias coletivas e individuais;
61,29% de adesão aos cuidados individualizados com a saúde mental;
65% de estudantes com 75% e mais de frequência nas aulas preparatórias para o vestibular;
80% de estudantes que declararam a ampliação de algumas habilidades socioemocionais tais como autogestão, autoaprendizagem, gestão do tempo e inteligência emocional;
34,78 % de aprovação em vestibulares.

Depoimentos

“O programa me ensinou a criar responsabilidade comigo mesma e com os estudos. Foi um ambiente onde eu também tive muito apoio emocional, durante para enfrentar os desafios e conquistar meus sonhos. O programa me abriu portas e me ajudou a passar no curso de Psicologia na Unesp”.
Isabela Alcantara – Mentorada

“Quando eu recebi a proposta para participar desse projeto os meus olhos brilharam, porque eu me imaginei na situação desses jovens. Se eu tivesse tido uma oportunidade como essa, eu teria trilhado caminhos mais fáceis para chegar até aqui. Eu estou super feliz de ter participado e eu quis mostrar para a Barbara, a minha mentorada, que ela reconhece os seus talentos e potências e encorajá-la a ir muito além.”
Regina Henrique (mentora voluntária) – Operações Dental.

“O que me motivou a participar do projeto em parceria entre Baobá e MetLife foi a ajuda essencial que me deram no processo do vestibular. O meu mentor me ajudou a encontrar o eixo e foi um âncora para mim, já que nesse período é normal ficarmos estressados, ansiosos e sobrecarregados. Também foi um grande aprendizado de carreira e mercado de trabalho. Tive dois mentores ao longo desse ano e consegui realizar um dos meus objetivos: passei no curso de Educação Física na USP. Eu sou muito grato por esse programa”.
Eduardo – Mentorado

“O que me inspirou a participar do projeto foi a possibilidade de transformar a vida de jovens, e eu pude, através da minha experiência de vida, trocar ideias e informações para inspirar as pessoas a terem boas perspectivas de vidas”.
Maurício Almeida (mentor voluntário) – Previdência

FSB Comunicação

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
49 Vizualizações
Unimed
49 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
60 Vizualizações
Bradesco Seguros
60 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
43 Vizualizações
Allianz Partners
43 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin