O mercado de seguros no interior de São Paulo tem se expandido nos últimos anos, graças ao crescimento econômico do estado, que de acordo com pesquisa IPC Maps 2021, se destaca como o maior mercado consumidor do Brasil. A Seguradora Zurich, que sabe do potencial do interior paulista, vem identificando oportunidades de ampliar a proteção securitária na região, e junto aos seus corretores parceiros, levando opções de seguro diferenciadas e personalizadas à população paulista.
João Amato (foto), Diretor Regional que esteve à frente do interior de São Paulo em 2022, ressalta que a companhia registrou crescimento de cerca de 51,8% na região de 2021 para 2022, considerando as vendas realizadas no canal corretor. Se destacam duas regiões: Bauru (+91,6%, com os produtos de Auto Individual (+162,7%) e Frota (31,7%); e São José do Rio Preto (+79,4%), com Auto Individual (+93,5%), Liability (63,0%) e Vida (27,2%) como destaques. Segundo ele, a Zurich tem nos corretores de seguros um de seus principais meios de distribuição, motivo pelo qual a companhia intensificou o relacionamento com corretores e assessorias de seguro em 2022.
“A indústria é forte no interior paulista, e a partir desse trabalho, vimos crescimentos expressivos de produtos como riscos de engenharia, com 144,6%, patrimonial, com 51,8% e linhas financeiras, com 36,4%. Mas também tivemos grande procura por seguros pessoais, como auto individual, que cresceu 74%, e vida, com crescimento de cerca de 12,1%. O mercado de seguros do interior de São Paulo tem por característica uma economia diversificada, o que proporciona para os corretores oportunidades em diversos produtos. São corretores qualificados e com foco em oferecer as melhores ofertas de proteção patrimoniais e pessoais para os seus clientes”, aponta o executivo.
O corretor de seguros Maurício Picaldi, da Lemecor Seguros, que trabalha com a Zurich na região desde 2008, destaca que a corretora vem aprimorando o atendimento aos clientes com o apoio da equipe da seguradora. Para ele, os diferenciais oferecidos nos produtos da companhia ajudam a atrair e fidelizar os clientes. “Temos um ótimo relacionamento com a companhia, que tem 150 anos de fundação e nos dá muita confiança e tranquilidade para trabalharmos juntos”, ressalta.
Picaldi conta que em 2022, além do seguro de automóvel, viu crescer a procura pelo seguro de vida e, também, pelo residencial. Segundo ele, o Brasil ainda tem poucas residências com cobertura de seguro, e a maior procura pelo produto retrata uma mudança na mentalidade da população.
Panorama para 2023
Para 2023, o cenário é de muito trabalho. A expectativa de retomada da economia e o controle da pandemia faz com que as perspectivas sejam as melhores. Nesse cenário, Picaldi quer aumentar a capacitação dos colaboradores da corretora. “Atender nossos clientes é o que faz a diferença na escolha no momento do fechamento do seguro. Apesar dos desafios de 2022, conseguimos um ótimo crescimento e com a confiança dos nossos clientes e apoio da Zurich, continuaremos nosso crescimento”, aposta.
Do lado da Zurich, Amato diz que a companhia quer seguir fomentando o relacionamento com os corretores, bem como aumentando a sua base de parceiros. “Acreditamos no poder e na importância dos corretores para orientar os consumidores, o que ficou ainda mais evidente depois da pandemia. O aconselhamento do profissional especializado é essencial para que os clientes tomem as decisões corretas”, pontua.
O executivo diz que, para 2023, já é possível enxergar, mediante as tendências, os segmentos que devem crescer no início deste ano: seguros cibernéticos, de vida, seguro de responsabilidade civil e previdência privada. Ele ressalta que a busca dos brasileiros por seguros de vida que aumentou nos últimos dois anos colocou o produto em notoriedade, pois oferece tranquilidade e segurança para o beneficiário e sua família. Já a previdência privada deve ficar aquecida pelo motivo do crescimento de profissionais autônomos e pelas inúmeras mudanças da aposentadoria no Brasil.
Conteúdo Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…