00:00:00
22 Nov

Seguro RC Ambiental tem maior sinistralidade em transporte rodoviário, dizem especialistas

20 de novembro de 2018
594 Visualizações

Tendo como principal fonte de acidentes ambientais no transporte rodoviário, o seguro de Responsabilidade Civil Ambiental é um produto que vai além da reposição do bem e pode cobrir custos com investigações, descarte de materiais liberados, poluição gradual e até mesmo eventual necessidade de gestão de crise.

Os acidentes ambientais envolvendo o transporte rodoviário alcançam cerca de 55% da sinistralidade no ramo. Os principais produtos são materiais inflamáveis envolvidos em tombamento de veículos de transportes e abastecimentos.

De acordo com os especialistas que participaram do 7º Seminário Multidisciplinar Seguro RC Ambiental- Visão e Perspectivas de Mercado, do Sincor-SP (Sindicato dos Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros do Estado de São Paulo), o seguro na área  passou da fase de divulgação para as fases em que o empresariado  quer entender a concentração do risco e as coberturas oferecidas pelas seguradoras.

Segundo a responsável pelas áreas de RC Geral e Ambiental da AIG, Nathalia Gallinari, ainda há uma diferença entre aumento da demanda e aumento do fechamento de novas apólices. “Não necessariamente a consulta segue a contratação. Contudo, considero uma sinalização de que o produto irá tomar outras proporções nos próximos anos”, diz.

As novas demandas surgem, principalmente, em função da preocupação das empresas em serem responsabilizadas de forma objetiva e subjetiva, em casos de possíveis acidentes ambientais. “Embarcadores nos procuram para discutir a questão de responsabilização em caso de acidente envolvendo a transportadora. O local de descarte de resíduos também tem sido amplamente discutido. Estes são exemplos, de demandas por novas apólices que serão feitas ou exigidas de parceiros comerciais, gerando uma cadeia de procura pelo seguro ambiental”, diz Gallianari.

Num mercado crescente, que movimentou cerca de R$ 69 milhões em prêmios, em 2017, com comissões que variam de 10% e 20% no valor do produto, o subscritor de riscos e consultor ambiental, Marco Antonio Ferreira falou sobre as oportunidades comerciais que os corretores podem perseguir para o aumento da carteira na área.

O especialista destacou a informação coma a chave para o fechamento de apólices no segmento. De cursos de curta duração na CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a de longa duração na Universidade de São Paulo, o mercado nacional oferece uma gama de treinamentos que podem municiar o corretor de seguros numa aproximação com a empresa.

Os aspectos legais e de meio ambiente foram explanados, respectivamente, pelo advogado Pedro Souza e pela ambientalista Daniela Delfini.

Souza comentou sobre a legislação avançada com a qual o setor conta. Os temas passaram pelos acordos multilaterais, a aplicação da lei de política do meio ambiente, assim como a responsabilização civil por danos ambientais diretos e indiretos. A responsabilidade socioambiental das instituições financeiras também foi comentada pelo advogado.

A ambientalista Daniela, falou do seguro ambiental como uma janela  para  a sustentabilidade, uma vez que  as apólices trazem exigências que estimulam a prática.

Original 123 Comunicações

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
52 Vizualizações
Lojacorr
52 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
49 Vizualizações
MetLife
49 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
49 Vizualizações
Artigo
49 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin