O Grupo Bradesco Seguros investe continuamente em tecnologia e inovação, para seguir na vanguarda do mercado de seguros. Em 2022, a seguradora direcionou cerca de R$ 1 bilhão para estas áreas, o dobro do montante de 2021. Mesmo com grandes investimentos realizados, é desafiador inovar em todas as frentes. É aí que entra a ‘Inovação Aberta’ (Open Innovation).
Conceito criado por Henry Chesbrough, professor da Universidade de Berkeley (EUA), a ‘Inovação Aberta’ amplia a ideia de inovação, de forma que exista – e seja incentivada – a colaboração entre empresas, startups e órgãos públicos. Unindo forças, é possível otimizar e acelerar os avanços, contribuindo para o aprimoramento de todo o ecossistema de tecnologia.
Em outras palavras, a Inovação Aberta pode gerar ganhos de tempo e recursos para as empresas. Funciona assim: ao se analisar um projeto X, ainda que a empresa seja capaz de desenvolvê-lo internamente, percebe-se que contratar uma startup terceira, já com um produto desenvolvido, seria, no fim, menos custoso acelerando, inclusive, o retorno daquele projeto. Isso permite que a empresa apresente um produto funcional rapidamente enquanto sua equipe pode dedicar tempo de desenvolvimento para outros projetos.
“Aqui no Grupo Bradesco Seguros contamos com um time de inovação que monitora e prospecta o mercado nacional e internacional de inovação, buscando empresas que estejam desenvolvendo produtos e serviços que possam contribuir com o nosso negócio. Com isso entregamos mais rápido os melhores seguros para os nossos clientes”, afirma Guilherme Haraguchi (foto), Superintendente Executivo de Inovação do Grupo Bradesco Seguros.
Como resultado, o número de empresas prospectadas em 2022 superou os três dígitos, crescendo mais de 62%, se comparado ao ano anterior. Dentre as mais de 40 POCs realizadas durante o ano, mais da metade foi contratada para projetos internos – um aumento de 24% em relação a 2021. “Esse crescimento mostra que estamos sendo cada vez mais estratégicos na iniciativa de inovação aberta”, finaliza Guilherme.
Edelman
You may be interested
AXA no Brasil anuncia mudanças em sua área comercial
Publicação - 25 de novembro de 2024A AXA no Brasil anuncia que sua área comercial passará a responder interinamente para a CEO Erika Medici. A mudança ocorre em virtude da saída de Karine…
Diretora da Allianz Partners Brasil é eleita uma das principais líderes de RH do país
Publicação - 25 de novembro de 2024A Diretora de Recursos Humanos da Allianz Partners Brasil, Simone Rezende, foi eleita uma das líderes de RH mais influentes do país na primeira fase do 3º…
ENS firma parceria inédita com instituição canadense
Publicação - 25 de novembro de 2024Em uma colaboração inédita, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) e o Chartered Institute of Marketing Management of Ontario (CIMMO), do Canadá, firmaram parceria para ampliar as…