00:00:00
21 Nov

MAPFRE lança protocolo de metas para acelerar transição para economia líquida zero

31 de janeiro de 2023
240 Visualizações

Como gerente de risco, o setor segurador tem um papel importante a desempenhar na transição para uma economia global com emissões líquidas zero, apoiando seus clientes na tomada de medidas concretas para alcançar a descarbonização em suas carteiras. No começo de 2023, o mercado deu mais um passo rumo a esse objetivo. A Aliança Seguradora para Emissões Líquidas Zero – a Net-Zero Insurance Alliance – lançou o seu primeiro Protocolo de Definição de Metas durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

A Net-Zero Insurance Alliance (NZIA) é promovida pelas principais seguradoras e resseguradoras da Europa, todas membros da Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI) e signatárias dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI). Atualmente, ela reúne 29 seguradoras e resseguradoras internacionais – todas comprometidas em fazer a transição de suas carteiras de subscrição de seguros e resseguros para emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050.

A versão 1.0 do Protocolo de Definição de Metas da Net-Zero permitirá aos membros do grupo, como a MAPFRE, começar a estabelecer, de forma independente, metas intermediárias, baseadas na ciência, para suas respectivas carteiras de assinatura de seguros e resseguros. Essas metas devem estar em linha com um caminho de transição líquida zero consistente, com um aumento máximo de temperatura de 1,5 °C acima de níveis pré-industriais até 2100. Com o lançamento do Protocolo, os membros atuais da NZIA são obrigados a estabelecer e divulgar suas metas iniciais até 31 de julho de 2023.

Este marco importante acontece 18 meses depois da fundação da aliança durante a Cúpula Climática do G20 em Veneza, em 2021. Na ocasião, oito das principais seguradoras e resseguradoras do mundo participaram do lançamento. Desde então, a NZIA cresceu para 29 seguradoras e resseguradoras, representando cerca de 15% do volume de prêmios mundiais globalmente.

MAPFRE: redução das emissões de gases do efeito estufa

“A descarbonização econômica é essencial para o planeta”, destacou Antonio Huertas, CEO da MAPFRE, que indicou que “nosso compromisso ambiental é elevar gradual e progressivamente o nível da sustentabilidade, com objetivos específicos estabelecidos ainda em 2023 que contribuam para a redução das emissões de gases do efeito estufa de nossa carteira de seguros e resseguros, e que nos possibilitem acompanhar a sociedade em uma transição justa, ajudando tanto nossos clientes, quanto aquelas pessoas cuja subsistência está entrelaçada com atividades relacionadas ao carbono, para convergir também nessa direção”. Huertas ainda reforçou que “ao desempenhar nosso papel, estamos profundamente preocupados em melhorar nossa gestão da pegada ambiental, promovendo a economia circular, alavancando nossas posições de assinatura e investimento para apoiar a transição para uma economia com emissão zero da maneira mais justa possível, priorizando proporcionalmente o bem-estar das pessoas”.

InPress Porter Novelli

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
18 Vizualizações
Lojacorr
18 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
38 Vizualizações
MetLife
38 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
37 Vizualizações
Artigo
37 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin