A Darwin Seguros, startup que utiliza tecnologia, dados e inteligência artificial para oferecer um ecossistema completo de seguros e outros produtos financeiros para cada perfil de usuário, lança oficialmente seu primeiro produto no mercado: um seguro de automóvel completo, com jornada 100% digital e customizável para as necessidades de cada usuário. Desde a sua fundação, em 2021, a insurtech foi apoiada por diversos investidores, dentre eles, o Banco Votorantim, um dos maiores bancos nacionais e referência no mercado de automóvel, além de ter ao lado a Swiss Re, uma das maiores resseguradoras do mundo.
Inicialmente focada no estado de São Paulo, a insurtech usa a tecnologia de telemetria do celular do segurado para conseguir oferecer preços mais adequados ao risco de cada usuário — como, quando e onde ele dirige. Na prática, o cliente fará o download do aplicativo em seu smartphone, o qual avaliará, com base em dados coletados, o seu perfil de dirigibilidade (como, por exemplo, o não uso do celular na direção, o respeito ao limite de velocidade das vias, etc.), exposição e estilo de vida, criando scores próprios e permitindo a criação de parâmetros de precificação mais precisos e adaptáveis para cada pessoa. Outro ponto que a empresa destaca, é a não necessidade de contratar o plano anualmente, sendo o usuário livre para cancelar a qualquer momento e ajustar o seguro às suas necessidades mensalmente.
“Atualmente, a cada 10 carros no país, 7 não têm seguro. Com preços mais personalizados e produtos flexíveis, queremos levar o seguro auto, principalmente, para pessoas que nunca conseguiram arcar com os preços do mercado tradicional ou encontrar um produto que faça sentido para as suas necessidades. Para estes, seremos extremamente competitivos. Além disso, queremos deixar o cliente no controle do seu seguro, tanto em relação ao preço, quanto as coberturas contratadas. Se o cliente apresentar uma boa dirigibilidade, ele terá um preço mais em conta. Caso dirija pouco, também terá um preço mais adequado. Se ele quiser cancelar, conseguirá fazer em apenas um clique”, explica Firmino Freitas, fundador e Co-CEO da Darwin Seguros.
A insurtech iniciou suas operações na Grande São Paulo, cobrindo a própria cidade de São Paulo, Guarulhos, Diadema, Barueri, entre outras. Até o final do primeiro trimestre, planejam expandir para quase 150 outras cidades do estado e para pelo menos mais um estado do Brasil.
Para contratar o seguro, é necessário baixar o aplicativo da seguradora em um smartphone e, com apenas 3 principais informações, é possível obter os preços para as diferentes combinações de coberturas. “Não nos importamos com o gênero e nem idade do usuário, o que nos importa é o comportamento específico de cada um”, completa Freitas.
Desde sua fundação, foi construída com foco na experiência do usuário e já pronta para prestar atendimento e suporte em todo o território nacional — desde guincho, até chaveiros e carros-reserva. “Desde o início, nós queríamos oferecer uma experiência realmente diferente aos nossos clientes. Para isso, iniciamos nossas operações de atendimento com um time 100% próprio, disponíveis 24h por dia para os nossos segurados”, comenta Wellington Lopes, head de operações da Darwin Seguros. Ainda, ele completa “Proibimos o uso do disque 1, disque 2, disque 3 para qualquer tipo de atendimento de chamadas. Embora tenhamos uma jornada digital, nosso atendimento é 100% humanizado e nossos clientes conseguem falar com um atendimento em segundos”, completa Lopes.
Segundo o relatório da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) de 2021, os seguros de veículos movimentam um total de de R$ 274 bilhões anualmente no Brasil, porém, existe um grande déficit de veículos que não estão assegurados, segundo a CCNseg, 70% não possuem seguro.
Pina
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…