00:00:00
23 Nov

Aon debate a relação entre os riscos e a agenda ESG

21 de novembro de 2022
230 Visualizações

A Aon plc (NYSE: AON), líder mundial em serviços profissionais, marcou presença nos debatesdo XIV Seminário de Gestão de Riscos e Seguros, promovido pela ABGR (Associação Brasileira de Gerência de Riscos) nos dias 16 e 17 de novembro, em São Paulo. O evento, que reuniu os players e tomadores de decisão do segmento de risk management, teve a agenda ESG como principal tema desdobrado em diversos painéis realizados ao longo dos dois dias.

Na palestra “ESG & Sustentabilidade”, que contou com a participação do gerente de Soluções em ESG e Instituições Financeiras da Aon no Brasil, Thomas Fabelo, o principal questionamento foi a importância de se integrar a sustentabilidade nas empresas. Segundo Fabelo, um dos motivadores para conectar a sustentabilidade com a estratégia de negócio é aplicar o conceito chamado pela Aon de “4Cs”:O primeiro é a “convicção”, ou seja, quando as empresas naturalmente entendem que ESG e sustentabilidade são importantes no longo prazo, para o legado da companhia; o segundo é a “conveniência”, caracterizado pelo segmento no qual a empresa faz parte, como, por exemplo, as que atuam em geração de energia renovável; o terceiro é o “compliance”, adotado por muitas companhias na estratégia para atender à regulamentação do seu setor, com avanços em níveis internacional e nacional; o último é o C de “concorrência”: se no seu segmento, todos os concorrentes adotam a sustentabilidade como estratégia, mas a empresa não, provavelmente ficará para trás, mas se,por outro lado, nenhum concorrente atua desta forma, mas a companhia sim, mas a companhia tem, ela destaca-se perante os demais. “Na Aon temos essa estratégia interna com um departamento específico para soluções ESG, desenvolvido para ajudar os nossos clientes em toda a jornada, seja qual for o ‘C’ pelo qual eles estejam passando no momento, orientando-os para tomarem as melhores decisões nesse sentido”, explicou Fabelo. O especialista da Aon apontou ainda a agenda de sustentabilidade como impulsionador da inovação, e citou três formas despontando no mercado para as empresas atingirem seus objetivos nesse caminho: novas formas de acessar capital, novos riscos, e novas tecnologias.

A importância de um programa de seguro que atenda a empresa em toda a jornada e que permeie o risco cibernético, incluindo como responder a um incidente e como lidar com suas consequências, foi destacado pelo Líder de Cyber e da Vertical de Tecnologia da Aon no Brasil, Marco Mendes, no debate sobre “Cyber Risk e LGPD”. “O Cyber é o início da jornada, porque não basta só se preocupar com property, D&O, e outros tipos de apólices, se existir um ataque que gere uma fraude, por exemplo, ou um ataque que resulte em dano material. Como será coberto? E se não for, quais caminhos seguir para atender o que o seguro não cobre?”, ressaltou Mendes. Sobre esse ponto, ele indicou ainda a importância de conversar com o mercado segurador para conseguir a colocação do risco do cliente de uma forma competitiva para todos. Para isso, é essencial um programa que deixe claro o quão rápido, eficiente e menos custoso será a resposta ao incidente. Além disso, Mendes alertou ainda para a necessidade de expandir a cultura de privacidade entre todos, e não apenas dentro da própria empresa, mas abarcando também toda a cadeia de suprimentos, que também pode ser impactada por um ataque ou mesmo ser a porta de entrada.

Ressaltando o desafio do Brasil para assumir o papel de protagonista na jornada de aumentar a produção de alimentos para a população mundial, que deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas em 2050, o Líder da Indústria de Food, Agribusiness e Beverage para LatAm da Aon, Paulo Vitor Rodrigues, sinalizou as tendências para o setor de agronegócio do País. “Vemos uma consolidação grande no seto, e as fusões e aquisições (M&A) estão entre as principais tendências, em decorrência da maior profissionalização, como na cadeia de distribuição de insumos, por exemplo, com pequenas revendas sendo adquiridas por fundos de private equity e agroquímicas”, exemplifica, sem esquecer das mudanças climáticas, que já são realidade. No painel “Agronegócio e Ambiental”, Rodrigues citou ainda o bom papel de empresas de tecnologia (agrotechs e foodtechs) que hoje trabalham para melhorar a produtividade, redução do desperdício, eficiência operacional, e redução de custo do setor. Ainda entre as novidades para este mercado, especialmente para mudar a cultura de produtores de encarar o seguro como investimento e não custo, já existem a subvenção privada à contratação de apólices por grandes empresas, e a opção de atrelar a oferta de financiamento à adesão ao seguro, olhando a carteira como um todo e não “risco por risco”, tornando as taxas mais competitivas.

FSB Comunicação

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
49 Vizualizações
Unimed
49 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
60 Vizualizações
Bradesco Seguros
60 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
44 Vizualizações
Allianz Partners
44 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin