00:00:00
22 Nov

Com gamificação, SulAmérica capacita 20% dos funcionários em dados

23 de agosto de 2022
429 Visualizações

A SulAmérica, maior grupo segurador independente do Brasil, tem apostado em capacitação e cultura de dados para seus colaboradores como estratégia para aprimorar a eficiência nos negócios, criar produtos digitais e reter talentos. Com apoio da Tableau, uma das plataformas líderes em análise de dados, os times de tecnologia e transformação digital realizaram um amplo projeto de gamificação que treinou mais de 800 profissionais em dados, o equivalente a cerca de 20% do quadro total.

Chamada de League of Analytics, a iniciativa foi inspirada no jogo eletrônico de equipes League of Legends e propôs que os participantes se organizassem em times para juntos criarem produtos digitais inovadores para a companhia. Participaram da competição colaboradores de todas as áreas e diversos níveis hierárquicos, mostrando o quão amplo é hoje o interesse por capacitação em dados. Do ponto de vista do engajamento online, o desafio também foi um sucesso. As lives, transmissões por vídeo ao vivo da competição, registraram 3.313 participações, e o hotsite do evento registrou 11 mil acessos.

As etapas da competição, que ocorreu no fim do segundo semestre de 2021 e com duração de dois meses, contaram com palestras e treinamentos sobre dados, que explicavam desde o potencial da Tableau para visualização e análises avançadas até como criar produtos de dados para saúde, visualização de dados no Google Cloud, construção de painéis impactantes, análise de negócios, infográficos e KPIs.

De acordo com David Pereira, engenheiro sênior da SulAmérica e um dos líderes do projeto, a organização já contava com uma estrutura de dados de ponta, com a utilização de recursos da Tableau. No entanto, o desafio era promover a alfabetização em dados e criar uma comunidade analítica inclusiva, que agregasse funcionários de todas as áreas, e também os terceirizados.

“Usamos a gamificação para transformar o aprendizado em algo divertido, motivar nossas equipes e fazer algo novo na história da empresa. Criamos um conceito bem definido com narrativa, trilha sonora motivadora e referências visuais inspiradas em League of Legends e na trilogia Senhor dos Anéis. Também usamos a analogia do ouro para indicar o valor dos dados”, conta Pereira.

Estratégia visou solucionar o desafio da alfabetização em dados

Com este projeto, a SulAmérica visou solucionar uma questão do mercado: a escassez de profissionais habilitados em dados. Conforme pesquisa global da Forrester encomendada pela Tableau — e baseada na entrevista com mais de 2 mil líderes e colaboradores em dez países (incluindo Brasil) — a falta de habilidades em dados é um grande obstáculo para a jornada data-driven, processo que não requer apenas ferramentas tecnológicas, mas pessoas em todas as áreas da empresa habilitadas a entender e utilizar os dados.

Segundo o levantamento, 79% dos líderes de companhias de grande porte disseram que suas organizações preparam seus empregados com as habilidades de dados necessárias. No entanto, considerando o ponto de vista dos próprios funcionários, o retrato é bem diferente — apenas 40% deles acreditam ter recebido da empresa a capacitação em dados para o melhor desempenho da sua função. Outro achado relevante é que cerca de 80% dos funcionários demonstraram estar mais propensos a permanecer em uma empresa que os treina em habilidades de dados.

“Indicadores assim mostram que a alfabetização em dados já se tornou um elemento relevante para a atração e retenção de talentos, mas que ainda há uma clara lacuna entre a demanda e o desejo por capacitação nesta área e sua implementação pelas empresas. Cases como o da SulAmérica são um exemplo de como lidar com esse gap. Agir para mudar esse cenário é cada vez mais fundamental, considerando que extrair conhecimento e sentido dos dados é hoje uma expectativa exigida de profissionais de qualquer área, não apenas dos especializados, como era anteriormente”, comenta Jaime Müller, Country Manager da Tableau no Brasil.

Em sua estratégia, a SulAmérica buscou uma abordagem que unisse a capacitação de talentos ao fomento de produtos inovadores e à inteligência de negócios. Os grupos vencedores trouxeram projetos que versavam sobre inteligência de mercado e performance financeira. Das soluções apresentadas pelas equipes, um produto já foi implementado e outros devem ser encaminhados.

Outras consequências positivas do projeto apontadas pelos executivos da SulAmérica incluem um crescimento geral na utilização da Tableau na empresa e aumento no nível técnico dos painéis produzidos no dia a dia. Eles também notaram que usuários que anteriormente aguardavam na fila por soluções prontas se tornaram habilitados a criarem suas próprias análises.

“A cultura de dados e o nível das perguntas sobre o tema foi elevado e, além disso, pessoas que não tinham background analítico mudaram de área ou de empresa e hoje trabalham com dados na organização. Acreditamos que este seja um grande diferencial de mercado para a organização em termos de estratégia e cultura de dados. O projeto certamente potencializou decisões orientadas com dados e fomentou maior eficiência do modelo de negócio da SulAmérica”, conclui Pereira.

JeffreyGroup Brasil

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
22 Vizualizações
Unimed
22 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
36 Vizualizações
Bradesco Seguros
36 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
27 Vizualizações
Allianz Partners
27 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin