A Responsabilidade Social Corporativa é um dos principais pilares de sustentabilidade do Grupo Zurich. É por meio dela que a companhia cumpre sua estratégia de investimento na comunidade global e, assim, vem prestando ajuda humanitária por meio de ações de voluntariado e doações em vários países e territórios em que atua, como é o caso do Brasil.
No país, a Seguradora Zurich conta com diversas iniciativas de cunho social, por meio das quais colaboradores voluntários se dedicam a atividades e causas em favor do próximo.
Desde 2018, quando o Programa de Voluntariado Corporativo da seguradora foi estruturado, foram mais de 7 mil horas voluntárias, beneficiando cerca de 300 mil pessoas, na maioria indivíduos em situação de vulnerabilidade social, de baixa renda, jovens, mulheres, afrodescendentes, refugiados e membros da comunidade LGBTQIA+. Só em doações, foram mais de R$ 28 milhões, em parceria com outras instituições, como a Zurich Santander e a Z Zurich Foundation.
Entre 2018 e 2021, a Zurich colaborou com 16 organizações diferentes, e só no ano passado foram 26 ações de voluntariado com diferentes instituições, que somaram cerca de 977 horas de trabalho de mais de 200 funcionários da companhia que abraçaram tais atividades. Não por coincidência, o escritório brasileiro foi o ganhador, em novembro passado, do prêmio Community Hero Awards 2021, concedido pela Z Zurich Foundation, fundação corporativa estabelecida pela companhia global, que é o principal veículo pelo qual ela cumpre sua estratégia de investimento na comunidade mundial.
A entidade reconheceu o esforço coletivo da empresa no Brasil, e como parte do prêmio, disponibilizou R$ 150 mil para serem distribuídos entre as instituições apoiadas no país.
Dentre os beneficiados pelo Programa de Voluntariado estão entidades como o Origens Brasil®, uma rede que promove negócios sustentáveis na Amazônia em áreas prioritárias de conservação, com garantia de origem, transparência, rastreabilidade da cadeia produtiva e promovendo o comércio ético.
Já outros projetos objetivam preparar jovens para o mercado de trabalho. É o caso do programa Talentos para o Futuro, conduzido com o Instituto Techmail e que consiste num curso de 3 meses de duração. O propósito é capacitar e formar pessoas em estado de vulnerabilidade social, como portadores de deficiência, mulheres, afrodescendentes, indivíduos trans e refugiados com idade entre 16 e 21 anos, para que tenham oportunidades de ingressar no mercado de trabalho, inclusive no de seguros.
O projeto teve início no final de 2020 e se estende até 2023, período em que 360 jovens distribuídos em 12 turmas de 30 alunos devem ser beneficiados. Ambos os projetos citados são tocados em colaboração com a Z Zurich Foundation.
Toda a atuação do Programa é possível graças ao trabalho de incentivo que acontece internamente na Seguradora Zurich. “Quando começamos, em 2018, contamos com a ajuda de 210 funcionários que se colocaram à disposição para o trabalho. Em 2019, tivemos um aumento de 132 voluntários. No ano seguinte, por conta da pandemia, vimos esse número baixar, mas ainda tínhamos 239, número maior do que no início do projeto”, conta a Gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Seguradora Zurich, Ana Matta.
Programa de Voluntariado mantém ritmo em 2022
Com o avanço da vacina e a volta à normalidade, a Zurich tem reforçado a necessidade de engajamento entre todos os funcionários no Brasil para que o Programa de Voluntariado da seguradora alcance cada vez mais pessoas e desenvolva habilidades nos funcionários.
“Nos debruçamos em engajar nossos funcionários para o Programa, pois entendemos que o voluntariado é uma via de mão-dupla: ao mesmo tempo em que eles doam o tempo e energia deles, ajudando quem mais precisa, o processo contribui para o desenvolvimento profissional, já que eles têm oportunidade adquirir ou trabalhar competências e também sua consciência humanitária. O voluntariado desenvolve nossa capacidade de sentir empatia, o que é ótimo em todas as esferas da vida, inclusive na profissional”, reflete Ana Matta.
Em 2022, a Zurich está apoiando, com a ajuda de seus voluntários, 10 organizações com atuação em diferentes segmentos. São elas: OSESP, Fundação Julita, Instituto Esporte e Educação, e Instituto Techmail, todos da capital paulista; Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, do interior do estado de São Paulo; IPPE e APAE, de Minas Gerais; a APAE de Balsas, no Maranhão; e o Instituto Imaflora, com o Projeto Origens®, do Amazonas.
“Os projetos apoiados neste ano são bastante plurais, assim como a atuação do time de voluntariado da Zurich. No nosso programa, temos um diferencial importante, porque além do voluntariado não-técnico, que pode ser realizado por qualquer pessoa, desenvolvemos o voluntariado técnico, que são atividades que necessitam de expertise profissional e que, se não fossem doadas, provavelmente teriam que ser contratadas pelas instituições”, afirma a executiva.
Ela continua: “Este ano, temos o compromisso global de doar 150 mil horas voluntárias, em homenagem aos 150 anos da empresa. Estamos ansiosos para contribuir com esta meta e ver a mudança social que nossas ações são capazes de causar, tanto nos grupos de pessoas que são beneficiadas pela força do nosso trabalho voluntário, quanto nos próprios voluntários”, finaliza.
Conteúdo Comunicação
You may be interested
Loja do Mecânico escolhe 180 seguros para impulsionar vendas de garantia estendida
Publicação - 22 de novembro de 2024A Loja do Mecânico, principal plataforma omnichannel de vendas de máquinas e ferramentas da América Latina, anuncia uma parceria com a 180 Seguros, marcando um importante passo…
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…
MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
Publicação - 21 de novembro de 2024A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…