A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, firmou um acordo para a venda de seus negócios de Varejo para a HDI Seguros, subsidiária no Brasil da Talanx AG, um dos mais expressivos grupos seguradores da Europa. A iniciativa faz parte da estratégia de reposicionamento por meio da qual a Sompo Seguros passa a concentrar os investimentos nos produtos do segmento Corporativo, área em que mantém posição de liderança em diferentes ramos. Os termos do acordo ainda estão sujeitos à aprovação dos órgãos reguladores.
“A decisão acontece em decorrência da revisão de nossa estratégia comercial com base no atual panorama de oportunidades de negócios no Brasil, no qual escalabilidade empresarial se tornou extremamente importante para construir vantagem competitiva. Alinhados ao planejamento da Sompo International, definimos concentrar os investimentos no desenvolvimento dos negócios voltados aos produtos de seguros corporativos”, destaca Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo Seguros. “Com isso, vamos nos valer da proximidade que temos junto a uma ampla gama de corretores de seguros e clientes para alavancar nossa participação de mercado nesse segmento”.
“A expertise, alto grau de competência técnica e proximidade de nossa equipe constituem um valor agregado na entrega de serviços ao cliente e isso nos coloca em uma posição diferenciada no panorama de negócios para os ramos em que atuamos”, considera Adailton Dias, diretor Executivo de Seguros Corporativos e Resseguro da Sompo Seguros. Há cinco anos consecutivos, a Sompo Seguros mantém a liderança no segmento de Transporte. Em Agronegócio, a carteira da companhia cresce exponencialmente e acima do mercado. No ramo de Garantia, a meta é de quase dobrar a emissão de Prêmios de Seguros em 2022 e há anos a companhia está entre as três líderes do ranking nacional nos ramos de Benfeitorias e Penhor Rural. “O fomento dos negócios na área de Transportes, as oportunidades que nos dão a expectativa de alcançar a emissão de cerca de R$ 100 milhões em Prêmios de Seguro no ramo Garantia, a alta demanda para os seguros do Agronegócio e uma estratégia muito bem estruturada de resseguro são alguns dos fatores que nos trazem uma boa perspectiva para conquistar uma participação mais expressiva no mercado de seguros corporativos”, avalia Dias.
Com isso, a companhia pretende expandir a sua presença em novos nichos de mercado por meio da integração de conhecimentos comerciais e de seguros especializados mundialmente reconhecidos da Sompo International no desenvolvimento de produtos, subscrição, resseguro, e Developer Experience (DX) utilizando Inteligência Artificial. Dessa forma, a Sompo Seguros passa a ser a primeira subsidiária da Sompo International de um mercado emergente focada em seguros corporativos.
Em âmbito global, a Sompo International tem expressiva atuação nas áreas de resseguro e seguros corporativos. A companhia também expandiu substancialmente a presença global no ramo de Agronegócio após uma série de aquisições em diferentes países por meio da AgriSompo, uma plataforma global que trabalha sob uma abordagem de subscrição comum com experiência e tecnologia compartilhadas em uma ampla gama de produtos para a cadeia produtiva do agronegócio. “Além do know how de nossa equipe no Brasil, contamos com a expertise de um grupo com forte atuação internacional na área de resseguros e seguros corporativos, o que vai contribuir para continuarmos a investir no desenvolvimento de soluções voltadas a garantir coberturas adequadas às operações e patrimônios dos clientes”, conclui Lalia Neto.
Transferência das linhas de negócios
Com a conclusão da operação, a Sompo Seguros continuará a atuar na área de Seguros Corporativos nos ramos de Transportes, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Engenharia, Lucros Cessantes, Compreensivo Empresarial (com Limite Máximo de Garantia superior a R$ 30 milhões), Responsabilidade Civil Geral, Garantia, Fiança Locatícia, Riscos Diversos – Equipamentos, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias. Somadas, essas carteiras representaram R$ 1,48 bilhão em Prêmios de Seguros no ano de 2021.
Já os ramos Automóvel, Residencial, Habitacional, Vida, Compreensivo Empresarial (com Limite Máximo de Garantia até R$ 30 milhões) e Condomínio, que constituem o segmento de Varejo, serão transferidas para uma nova sociedade seguradora a ser constituída pela Sompo Seguros e subsequentemente vendida à HDI após a aprovação das autoridades regulatórias competentes, o que deve ocorrer dentro de alguns meses. Cabe ressaltar que a Sompo Seguros totalizou R$ 1,80 bilhão em Prêmios de Seguros produzido nessas carteiras em 2021.
Crescimento dos Seguros Corporativos
Como parte da estratégia de crescimento e abrangência da Sompo Seguros, a companhia apresentou crescimento de 15,4% e alcançou R$ 485,5 milhões em Prêmios Emitidos no segmento de Seguros Corporativos no primeiro quadrimestre de 2022. “O trabalho integrado das áreas técnica e comercial e uma atuação forte e próxima de nossos especialistas junto aos parceiros corretores de seguros permitem o desenvolvimento de um serviço de consultoria mais assertivo para viabilizar a oferta de soluções personalizadas e de qualidade superior aos clientes”, ressalta Fernando Grossi, diretor Executivo Comercial e de Marketing da Sompo Seguros. “São necessários conhecimentos específicos para a venda dessa categoria de produto e nós já contamos com uma infraestrutura de atendimento especializada em nossas filiais voltada somente para as contas do segmento corporativo”, conclui o executivo.
Histórico da Marca
A Sompo Seguros S.A. foi formada pela integração das companhias Yasuda Seguros S.A. e Marítima Seguros S.A. que, em abril de 2014, formaram a marca Yasuda Marítima Seguros. Após conclusão do processo de integração houve a decisão pela mudança da marca para Sompo Seguros S.A., já autorizada pela SUSEP e que passou a valer desde 1 de Julho de 2016. Atualmente, a Sompo Seguros está entre as 15 maiores seguradoras do Brasil e a Sompo Japan Insurance Inc., controladora indireta da Sompo Seguros é a segunda maior empresa na área de Seguros Não Vida no Japão.
Departamento de Marketing da Sompo Seguros
Foto: Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo Seguros, Adailton Dias, Diretor Executivo de Seguros Corporativos e Resseguro da Sompo Seguros e Fernando Grossi, Diretor Executivo Comercial e de Marketing da Sompo Seguros. (da esquerda para direita)
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…