00:00:00
19 Sep

Turmas do TST julgam a favor da terceirização

4 de outubro de 2018
288 Visualizações

Duas turmas do Tribunal Superior do Trabalho (“TST”) começaram a aplicar a tese de repercussão geral do Supremo Tribunal Federal (“STF”) que autoriza a terceirização de atividade-fim.

A Quarta Turma do TST, em acórdão publicado em 14.9.2018, por unanimidade, afastou o reconhecimento de vínculo de emprego entre um hospital e um médico contratado por empresa intermediária, reformando assim a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – RS que havia reconhecido o vínculo de emprego e a responsabilidade solidária entre empregadora e tomadora de serviços (Recurso de Revista nº. 67.98.2011.5.04.0015)

O Relator do Recurso de Revista no TST, o Ministro Guilherme Augusto Caputo Barros, votou pelo não reconhecimento do vínculo de emprego, reconhecendo a responsabilidade subsidiária da empresa tomadora de serviços pelo inadimplemento da empresa empregadora.

O Ministro afirmou ainda que, em razão da natureza vinculante das decisões do STF, deve ser reconhecida a licitude de terceirizações em qualquer atividade empresarial.

Por sua vez, a Quinta Turma do TST, em julgamento realizado em 21.9.2018, cujo acórdão ainda não foi publicado, deu provimento, por decisão unânime, ao recurso de revista de revista da empresa prestadora de serviços para afastar o vínculo de emprego entre um oficial eletricista e a empresa tomadora de serviços (Recurso de Revista nº. 21072-95.2014.5.04.0202)

Fontes: www.tst.jus.br e www.valor.com.br /  Galeria de Comunicações

Foto : visualhunt

You may be interested

Sompo reitera compromisso com diversidade  por meio de ações para promoção
Sompo
15 Vizualizações
Sompo
15 Vizualizações

Sompo reitera compromisso com diversidade por meio de ações para promoção

Publicação - 19 de setembro de 2024

A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, como parte de seu compromisso com ações voltadas à…

Previdência privada: captação líquida cresce mais de 100%
FenaPrevi
31 Vizualizações
FenaPrevi
31 Vizualizações

Previdência privada: captação líquida cresce mais de 100%

Publicação - 19 de setembro de 2024

De janeiro a julho de 2024, os planos de previdência privada aberta captaram, já descontados os resgates, R$ 36,7 bilhões – revela levantamento produzido pela Federação Nacional…

Hero Seguros anuncia expansão para a Bahia em evento
Hero Seguros
32 Vizualizações
Hero Seguros
32 Vizualizações

Hero Seguros anuncia expansão para a Bahia em evento

Publicação - 19 de setembro de 2024

Na última quinta-feira (12), a Hero Seguros, insurtech referência em soluções de seguro para viajantes brasileiros, realizou um evento especial para o setor de turismo que marcou…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin