00:00:00
13 Jan

Setor de turismo tem diversos desafios e mediação pode ajudar

17 de março de 2022
478 Visualizações
Para debater o tema “Turismo e Mediação: A Solução Definitiva”, com a participação de especialistas da área, a CâmaraSIN realizou uma live na última terça-feira (15/03). A transmissão aconteceu pelo canal da TV Sincor-SP no YouTube e está disponível no link.

Abrindo os trabalhos, o presidente do Sincor-SP, Boris Ber, destacou o momento atual como inédito. “Estamos vivendo um novo cenário em tudo, todos os setores estão passando por transformações, e o de turismo não é diferente”.

O líder do Grupo Arbo, Arnaldo Franken, trouxe alguns dados do turismo, ressaltando que o setor foi um dos que mais sofreu impactos pela pandemia. “Mais de 1 milhão de empregos foram perdidos desde março de 2020, com uma perda de aproximadamente R$ 10 bilhões naquele ano. Viagens, eventos, reuniões, tudo foi cancelado”, relembra.

Para Arnaldo, os primeiros sinais de recuperação vieram no 2º semestre de 2021, devido a três fatores. “Demanda acumulada, vacinação em alta e a flexibilização nos protocolos de viagem. No entanto, a ômicron trouxe uma nova queda para o setor no final do ano passado. Agora estamos esperando essa recuperação que o mundo está passando e estamos otimistas”.

O juiz arbitral, presidente da IT MICE Travel Solutions e da CNA EvTur, e acadêmico da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Ibrahim Georges Tahtouh, comentou sobre a expectativa da retomada de viagens e eventos com a chegada da guerra entre Rússia e Ucrânia. “Essa insegurança atrapalha os planos de todo o setor. O turismo atinge 52 setores da economia e mais de 420 profissões, então, o impacto é violento”.

Ibrahim ainda ressaltou que a retomada está gerando altas expectativas. “Criar um problema jurídico nesta altura não é recomendável. Então, uma Câmara pode ajudar nesses conflitos, já que a resolução é rápida”.

Perguntado sobre a resiliência do setor de turismo, Arnaldo ressaltou que os problemas são muitos. “Algumas companhias aéreas já estão fazendo a devolução dos valores, mas a passos lentos. Por isso, o papel das Câmaras é tão importante, pois facilitam e agilizam todo o processo de negociação entre agências, companhias, hotéis e clientes”.

Ainda participaram do evento o presidente da CâmaraSIN, Adevaldo Calegari, bem como o diretor-tesoureiro, José Carlos Rossatto, os conselheiros fiscais, Carlos Pelas e Walter Reis, e a coordenadora jurídica da Câmara, Vivien Lys.

Assessoria de Imprensa CâmaraSIN

 

You may be interested

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025
Tokio Marine Seguradora
86 Vizualizações
Tokio Marine Seguradora
86 Vizualizações

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025

Publicação - 12 de janeiro de 2026

A Tokio Marine Seguradora anuncia crescimento de 11% em 2025 na produção da Regional Nordeste, que atende os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.…

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio
Icatu Seguros
117 Vizualizações
Icatu Seguros
117 Vizualizações

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio

Publicação - 12 de janeiro de 2026

A Icatu Seguros, maior seguradora independente do país nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, anuncia um relevante reforço para a sua área de tecnologia com a…

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono
Aon plc
98 Vizualizações
Aon plc
98 Vizualizações

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono

Publicação - 12 de janeiro de 2026

Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, estruturou a primeira proposta de apólice, cujo prêmio pode ser pago parcialmente por meio de créditos de carbono. A…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin