A região serrana repleta de picos e quedas d’aguas, lugar tão valorizado e visitado como ponto turístico, pelos moradores do Rio, e de outras localidades, se tornou cenário de fatos dramáticos e sinistros. No dia 15 de fevereiro, a cidade sofreu um forte temporal, que ocasionou em calamidade por toda localidade. Desde o morro da Oficina, no Alto da Serra, Caxambu, 24 de Maio, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe até a Vila Militar. Além das ruas Uruguai, Washington Luiz e Coronel Veiga.
Foram contabilizadas 204 mortes sendo 124 mulheres, 80 homens e 39 crianças e adolescentes, até o presente momento.
Ainda 51 pessoas estão desaparecidas. E a previsão para os próximos dias, é de novas pancadas de chuvas. O corpo de bombeiros seguem, dia e noite, em busca de pessoas desaparecidas. As escolas públicas de Petrópolis, estão servindo de abrigo e apoio, para mais de 800 pessoas, que perderam suas casas, bens e principalmente familiares. A Prefeitura, decretou estado de ‘calamidade’ pública, e já estão sido doações de várias localidades do país, como cestas básicas, água potável, roupas, itens de higiene pessoal e demais suprimentos essenciais para a população.
Solidariedade presente no mercado segurador
A Allianz Partners Brasil, especialista em assistência 24h, preparou uma estrutura especial para apoio e atendimento no local. Implantou procedimentos especiais para orientações e direcionamento em seus canais de contato. Foram direcionadas equipes para acompanhamento presencial dos prestadores de serviços e garantir o atendimento emergencial do local. A empresa definiu locais estratégicos para recolher os veículos danificados e está em comunicação com as empresas parceiras. A empresa lamenta profundamente o desastre ocorrido e segue acompanhando e avaliando as ações adicionais.
Já a Bradesco Seguros iniciou a operação de apoio, que além da equipe de resgate e retirada dos automóveis, está atuando também na “operação emergencial”, para agilizar a liquidação de sinistros, realizando o pagamento das indenizações aos segurados, envolvidos no ocorrido, reduzindo no menor prazo possível e também oferecendo suporte aos clientes e corretores da região. Até o momento foram registrados dezenas de avisos de sinistros de clientes da empresa. A companhia está solidária aos familiares das vítimas de Petrópolis e tem se mobilizado em prol da arrecadação de donativos.
A Corretora AMX, se sensibilizou com a situação de tristeza e calamidade em Petrópolis, que sofreu devido às fortes chuvas e disponibiliza um espaço na corretora, para receber doações de seus colaboradores e clientes. Todos os donativos estão sendo entregues em seu endereço na Avenida Presidente Vargas, 446, Grupo 503/504, Rio de Janeiro, RJ.
A ENS, (Escola de Negócios e Seguros), teve a iniciativa de arrecadar itens essenciais para a população que enfrenta esta fase conturbada. O setor de recursos humanos, organizou uma campanha interna entre seus colaboradores e encaminhou para a região: pacotes de água mineral, cobertores, material de limpeza e higiene pessoal, máscaras descartáveis, álcool em gel, roupas e alimentos não perecíveis.
A Generali, fez um trabalho, não para segurado, mas sim para a população em geral. Diante do cenário de consternação nacional, a Generali Brasil, em caráter emergencial, se comprometeu a doar o equivalente a 35.000 litros de água mineral, item considerado de primeira necessidade pelas famílias, já que o abastecimento foi comprometido em grande parte da cidade. O donativo foi destinado à Arquidiocese de Petrópolis, instituição que vem atuando fortemente na distribuição de itens de higiene e alimentos às pessoas que estão sendo abrigadas em sua estrutura.
A Liberty Seguros, implementou uma força-tarefa para prestar o auxílio necessário para a população, além de ajudar e apoiar corretores e clientes envolvidos no desastre. A companhia tem uma grande frota segurada e a prioridade é retirar os veículos danificados, a fim de facilitar o trabalho dos bombeiros. Para tal, a companhia tem trabalhado com o prestador parceiro e enviou reforços para ajudar. A seguradora também disponibilizou um atendimento ativo para abertura de sinistros e uma base de prestadores para qualquer emergência ou necessidade. Além disso, a equipe de Sinistros Auto está em campo para iniciar o processo de regulação e agilizar ao máximo o processo de atendimento e solução.
O Seguro Pasi, colocou à disposição seus psicólogos e assistentes sociais da Central de Amparo, para atender as vítimas da região, e serão realizados de forma remota através do 0800 777 8203, das 8:00 às 21:00 h, (segunda à sábado). Caso a ligação não seja atendida, devido ao volume imenso de contatos, o identificador da central, retornará em seguida a chamada. Essa rede de apoio solidário, fez toda a diferença para conseguirem levar ajuda rapidamente e isso mais do que nunca fortaleceu a integração do Seguro PASI com as comunidades, em prol de estabelecer sempre proteção e amparo social.
E inúmeras empresas do setor, estão solidárias e apoiando a região por este incidente, mas nem todas envolvidas, conseguiram enviar para nossa redação, detalhes, relatando iniciativas nesta publicação. Mas os donativos e apoio, não param de avolumar.
O povo brasileiro é resiliente e sempre supera os inúmeros desafios e obstáculos, que surgem em seu caminho. Mas, não podemos esquecer que fazemos parte de um país extremamente solidário, forte, e que se reinventa, mesmo diante do caos, tem forças para continuar.
A Prefeitura de Petrópolis criou uma conta “PMP Petrópolis – S O S 2022”. Quem quiser fazer doações para as famílias atingidas pelas chuvas, quem puder p transferir qualquer valor para a conta, aberta no Banco do Brasil, para as devidas transações, será muito importante.
Os dados da conta para contribuição:
Agência 0080
Conta 96011-X
CNPJ 29.138.344/0001-43
Para fazer um Pix, a chave é o CNPJ.
A Revista Insurance Corp, lamenta profundamente as perdas de todos moradores da cidade serrana, pois bens materiais podem ser recuperados. Vidas, jamais.
Por Márcia Kovacs – Redação Revista Insurance Corp
Foto: Tribuna de Petrópolis
You may be interested
Dedalus tem Tokio Marine como novo cliente em projeto de governança e arquitetura de dados
Publicação - 22 de novembro de 2024A Tokio Marine Seguradora, uma das maiores companhias de seguros do Brasil e subsidiária do Grupo Tokio Marine, multinacional japonesa presente em 46 países, é a mais…
Dia do Músico: Bradesco Seguro Equipamento Musical
Publicação - 22 de novembro de 2024No dia 22 de novembro é comemorado o Dia do Músico. Para garantir a proteção de todos aqueles que amam ou vivem de música, a Bradesco Seguros…
Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual
Publicação - 22 de novembro de 2024A Icatu Seguros - maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência Privada e Capitalização - anuncia uma importante evolução em sua jornada…