00:00:00
30 Jan

Casos de gripe e Covid aumentam em 90% a demanda pelos serviços de telemedicina

11 de fevereiro de 2022
703 Visualizações

Com uma epidemia de Influenza H3N2 acontecendo durante uma pandemia causada pela Covid-19, o número de brasileiros em busca de um diagnóstico correto tem aumentado a procura por serviços de telemedicina. Com sintomas muito parecidos — como dor de cabeça, coriza, tosse e febre, entre outros — as teleconsultas na Europ Assistance Brasil cresceram mais de 90% em janeiro.

Independentemente do vírus e da disposição física do paciente, a facilidade em acessar um médico de forma online tem feito com que cada vez mais brasileiros utilizem o serviço de telemedicina. Além disso, dados apontam que em mais de 80% dos casos o teleatendimento tem resolvido as demandas e dúvidas de saúde.

“Como os serviços presenciais não estão conseguindo absorver a demanda, o que tem causado colapso dos serviços de urgência e dificuldade de atendimento adequado aos pacientes, a orientação, o monitoramento e os cuidados por via remota são importantes e não trazem qualquer prejuízo aos pacientes”, afirma o Dr. Rodrigo Nicácio Santa Cruz, consultor médico interno da Europ Assistance Brasil.

Segundo o especialista, o momento atual exige o isolamento social, testagem e cuidados sintomáticos gerais do paciente e contactantes diretos. “Se você está sintomático, avise as pessoas mais próximas dos últimos sete dias, e procure um médico de forma virtual ou presencial”.

Sobre quando é recomendável contratar um profissional de saúde via telemedicina, o Dr. Rodrigo é direto na orientação. “Diante de quaisquer sintomas respiratórios, dúvida sobre condutas iniciais, medicamentos simples de uso diário ou sintomáticos e se é o momento de procurar atendimento presencial no momento pandêmico pelo qual estamos passando”.

Para o médico, a variante Ômicron mostrou para o mundo que a pandemia não acabou e ainda não há um prazo definido para que isso ocorra. “Podemos ainda viver uma significativa nova onda de Covid no primeiro trimestre de 2022. Por isso, reforço a importância da cobertura vacinal para reduzir o risco de doenças graves, seja Covid ou Influenza, estando os imunizantes disponíveis em toda a rede pública de saúde no Brasil”.

Betini Comunicação

You may be interested

IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Azos Insurtech
58 Vizualizações
Azos Insurtech
58 Vizualizações

IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor

Publicação - 30 de janeiro de 2026

Por anos, o avanço da inteligência artificial foi associado à substituição de postos de trabalho em setores intensivos em serviços. No mercado de seguros, porém, o movimento…

UCS promove encontro sobre liderança, sucessão e o futuro do corretor
UCS
64 Vizualizações
UCS
64 Vizualizações

UCS promove encontro sobre liderança, sucessão e o futuro do corretor

Publicação - 30 de janeiro de 2026

A União dos Corretores de Seguros (UCS) abriu oficialmente o calendário de eventos de 2026 com um encontro especial do Trocando Ideias, realizado no dia 28 de…

Proposta para garantir mais estabilidade da renda no campo avança
Artigo
60 Vizualizações
Artigo
60 Vizualizações

Proposta para garantir mais estabilidade da renda no campo avança

Publicação - 30 de janeiro de 2026

A ocorrência de eventos climáticos extremos vem impactando a vida no campo, transformando a percepção de riscos dos produtores rurais. Diante do avanço da degradação do capital…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin