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Seguro de vida da Zurich captura necessidades do mercado, que cresce na pandemia

6 de janeiro de 2022
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No começo de 2021, a Zurich lançou o “Zurich Vida Para Você”, seguro de vida individual que se diferenciou por ser um dos mais completos do mercado, pois, além das tradicionais coberturas, que não são obrigatórias, oferece proteções customizáveis, que podem ser utilizadas pelo cliente durante toda sua vida. Além de ser um produto flexível, o capital segurado pode ser de até R$ 5 milhões, valor acima da média praticada para seguros de vida.
O mercado segurador absorveu bem o produto, lançado num momento em que as pessoas passaram a entender a importância de poderem contar com esse tipo de proteção. Os corretores parceiros da Zurich, que exercitaram ainda mais o papel de amparar e proteger as pessoas, dando orientações precisas sobre as proteções que elas precisam, capturaram o fenômeno e nele viram oportunidade de impulsionar suas carteiras. É o caso de Rubens Godoi, diretor Comercial da Dilamar Corretora, e de Rodrigo Formigari, sócio-proprietário da MX Seguros, ambas atuantes com a venda de seguros massificados.
“A situação pela qual passamos e ainda estamos passando trouxe a percepção de que todos estamos sujeitos a infortúnios; ninguém está imune. Nesse cenário, as pessoas se conscientizaram, já que muitos perderam entes e amigos queridos para a Covid-19. Então, passaram a pensar: ‘o que vou deixar àqueles que dependem de mim?’ O seguro de vida da Zurich é um produto que oferece facilidade de comercialização: pelas assistências que oferece, por um lado, pois elas atraem muito os clientes; e, por outro, pelo aumento dessa conscientização”, reflete Godoi.
Ele conta que a pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que o mercado de seguros de vida, em especial o que a Dilamar Corretora atua, reagisse positivamente. De janeiro a setembro de 2021, a empresa cresceu 45% em comparação ao mesmo período do ano passado. Com sede na cidade de Francisco Beltrão (PR), a corretora, que é parceira da Zurich há mais de 10 anos, possui uma rede de 34 escritórios em diferentes estados brasileiros.
“O vida teve destaque na Dilamar, o que inclui o VG [Vida em Grupo], pois as regiões em que atuamos têm muitas pequenas e médias empresas, contribuindo para que os seguros coletivos também crescessem, apesar da crise. Já o Zurich Vida Para Você, que é o seguro individual, oferece um leque de coberturas, e não apenas morte; há invalidez, indenização por cirurgia, bem como 15 assistências, como orientação psicológica, 2ª opinião médica e assistência Pet, entre outros, além de ter um preço competitivo. E ainda tem o ZAF, que nos ajuda a entender o momento da vida do cliente e qual é o seu projeto de vida”, comenta.
O ZAF, que Godoi se refere, é o Zurich Análise Financeira (ZAF), uma ferramenta online que o corretor acessa no ato da venda e que o ajuda a identificar as necessidades do segurado e escolher a proteção ideal para o seu perfil.
Para Rodrigo Formigari, da MX Seguros, o ZAF está diretamente relacionado a um diferencial do produto vida da Zurich: a flexibilidade. “O Zurich Vida Para Você foi pioneiro no mercado, pois é montado de acordo com o perfil do cliente e, assim, vai ao encontro das suas expectativas e necessidades. Nesse contexto, o ZAF nos ajuda na venda do seguro de vida porque permite que seja realizada uma análise por meio do planejamento financeiro do cliente, considerando suas despesas, seu patrimônio, manutenção de estilo de vida de sua família, bem como dos custos para garantir, por exemplo, a educação dos filhos num horizonte de curto e médio prazos. Depois de preencher um questionário muito rápido, o simulador já traz uma recomendação de coberturas e valores que atendam especificamente às condições financeiras daquela família. Então, basta que, se preciso, o corretor faça ajustes para que o seguro caiba no bolso do segurado”, explica.
Tal como com a Dilamar, o Zurich Vida Para Você contribuiu para o fortalecimento da oferta de seguro de vida, sendo responsável pelo salto nas vendas da MX Seguros – que é uma das corretoras mais tradicionais do município paulista de Itapira, onde está sediada, e na qual atua também há mais de 10 anos igualmente em parceria com a Zurich. “O produto é e será cada vez mais um sucesso, pois temos percebido procura crescente pelos clientes por esse tipo de proteção”, finaliza.
Com a pandemia, cresce o mercado de vida no país
A pandemia fez com que as pessoas se atentassem para a necessidade de terem proteção para si próprias e seus dependentes, conforme atestaram acima Rubens Godoi, diretor Comercial da Dilamar Corretora, e Rodrigo Formigari, sócio-proprietário da MX Seguros – e os números da Superintendência de Seguros Privados (Susep) reforçam a percepção desses especialistas.
De acordo com o órgão regulador, de janeiro a setembro de 2021 foram pagos pelo mercado mais de R$ 45 bilhões em sinistros nos seguros de vida – o valor é 24% superior ao registrado no mesmo período de 2020. Esse número é impactado pelos sinistros decorrentes da Covid-19, que de abril de 2020 (quando começou a pandemia) até outubro de 2021 já somavam mais de R$ 5,4 bilhões, segundo dados da Federação Nacional de Previdência e Vida (Fenaprevi).
Para o Diretor Executivo de Distribuição da Zurich no Brasil, Marcio Benevides, prover essa proteção em um momento tão delicado também tem contribuído para o mercado de seguros de vida encontrar espaço para crescer.
“O total de prêmios arrecadados até setembro de 2021 subiu 14,8% em relação ao mesmo período de 2020, segundo a Susep. O segmento individual, que tem sido foco das seguradoras e conta com o afinco e empenho dos corretores no que tange à sensibilização das pessoas sobre sua importância, cresceu 28,6% em relação ao ano passado, reforçando a confiança do setor no segmento – que tem ainda muito espaço para crescer: de cada 10 brasileiros, apenas dois contam com esse tipo de proteção”, finaliza.

Conteúdo Comunicação

Foto: Marcio Benevides, Diretor Executivo de Distribuição da Zurich no Brasil

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