Pesquisa divulgada pela FENACOR indica que, no último mês do ano, mesmo que ainda de forma tímida, o Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) voltou a aumentar após quatro meses, atingindo 106,7.
Esse percentual interrompe uma sequência de quedas iniciada em setembro, quando chegou a 117,5, bem abaixo dos 122,2 registrados em agosto.
Em outubro, o índice de confiança do setor caiu ainda mais, para 110,2, e, em novembro, despencou para 103,3.
Realizado pela Rating de Seguros Consultoria, por encomenda da FENACOR, o ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil. Esse indicador é o resultado da média de três variáveis utilizadas na pesquisa: o ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras); o ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras); e o ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras). O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil. Esse indicador é o resultado da média de três variáveis utilizadas na pesquisa: o ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras); o ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras); e o ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).
Em dezembro, o índice com maior evolução foi o que mede a confiança dos Corretores de Seguros, que chegou a 106,9, o que representou um avanço de 5,1 pontos em relação ao mês anterior.
PESQUISA. Em todos os finais de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor.
Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.
Embora todas as perguntas sejam de caráter institucional, as respostas não são divulgadas individualmente.
No seu cálculo, o indicador leva em conta aspectos referentes à economia
brasileira e o faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.
A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Por outro lado, quanto maior esse valor, mais otimista está o segmento; e vice-versa.
Assessoria de Imprensa Fenacor
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…