00:00:00
23 Nov

Austral Re lança Austral Insights

21 de dezembro de 2021
482 Visualizações

Um dos principais players do setor, a Austral Resseguradora lança o Austral Insights, um relatório de inteligência de mercado que traz informações atuais e relevantes para contribuir com o desenvolvimento e informação de todo o mercado. O material chega em sintonia com as demandas do setor, com formato inovador no estilo dashboard e construído a partir de data analytics, em que os dados e a evolução dos números estão apresentados de forma intuitiva e de fácil entendimento, para melhorar a experiência de consumo de informação sobre os mercados segurador e ressegurador do Brasil.

Nesta primeira edição, os especialistas da Austral Re abordam “O impacto da pandemia no mercado de seguros”, discutindo sobretudo os ramos de Vida e Auto. Além de trazer análises de números do mercado segurador e ressegurador, o estudo ratifica – no caso de Auto – que a sinistralidade sofreu grande variação durante a pandemia e forte sazonalidade com ciclos bem definidos, inclusive impactados pela drástica redução na mobilidade urbana.
Em Vida, mostra o estudo, a pandemia ocasionou instabilidade no volume de prêmio emitido, mas, apesar da volatilidade, a tendência de crescimento a longo prazo se mantém. Para o CEO da Austral Re, Bruno Freire, o Austral Insights foi organizado de forma mais simples e dinâmica, para trazer um recorte analítico do setor.
“Queremos que o projeto seja centrado nas necessidades do mercado, para facilitar e melhorar as experiências. É um formato totalmente inédito no setor. Criamos um documento intuitivo e visualmente mais moderno para que a consulta pela informação seja algo estimulante e de fácil compreensão. Conseguimos sintetizar os dados e torná-los mais atraentes ao público.”, explica Bruno Freire.

As análises contemplam períodos diferenciados, de acordo com a área, até junho de 2021. O documento demonstra que, na comparação entre os primeiros semestres dos dois últimos anos, o mercado de seguros do Brasil movimentou R$ 125 bilhões com crescimento de 12,6%. Já em resseguros, o prêmio líquido emitido (líquido de comissão) alcançou R$ 14,1 bilhões com alta de 17,2%.

Na mesma comparação, as resseguradoras locais trabalharam com 74% de marketshare, ampliando sua participação sobre o ano anterior, que foi de 68%. A sinistralidade manteve-se em 86% em média, com prêmio retido de R$ 7 bilhões. Reflexo da pandemia e seu impacto nos negócios, o lucro foi negativo em R$ 18,5 milhões.

Automóvel: lockdown afetando a sinistralidade
Em 2020, o ramo sofreu queda de 10 pontos devido à pandemia de Covid-19 em seus prêmios em junho. Após esse período, corrigindo o movimento, registrou-se alta de 20 pontos em dezembro. Em 18 meses (até junho de 2021), considerando todo o período da pandemia contra o anterior, o pico de aumento de prêmio em dezembro de 2020 corrigiu a queda verificada durante o lockdown. Os níveis de comparação de volume de prêmio no período chegam a 99% do total antes da pandemia.

Quanto à sinistralidade, a média no período dos 18 meses anteriores a junho de 2021 foi de menos 8%, o que reforça a conclusão de que as políticas de lockdown que reduziram a mobilidade urbana impactam diretamente os sinistros de automóveis. A sinistralidade aceita e cedida se mantém abaixo do histórico.

“A pandemia alterou significativamente o comportamento da sinistralidade. Um exemplo aferido pelo Austral Insights mostra a redução de 18 pontos percentuais entre fevereiro e abril de 2020 provocado pela drástica redução da mobilidade. Na retomada, a sinistralidade já retomou a patamares normais acompanhando o aumento da mobilidade urbana ao final de junho de 2021”, exemplifica o CEO.

Vida: Alta correlação da sinistralidade com o aumento de óbitos por Covid

Neste ramo, a pandemia impactou na queda de 4 pontos percentuais em junho de 2020, se comparado com o início do lockdown em março, agravando a curva de baixa de prêmio esperado para o período. Em seguida, apresentou um pico de 16 pontos percentuais, se comparado com o início da crise. Mesmo com alguma volatilidade, a tendência de crescimento de longo prazo se manteve e a média do mercado foi de R$ 6 bilhões. Pelo estudo, os prêmios seguem tendência de alta nos 18 meses compreendidos até junho de 2021.

A carteira de Vida vinha apresentando sinais de redução de sinistralidade desde 2018. A pandemia reverteu essa tendência no mercado de seguro, o que traz uma oportunidade para o setor. Em resseguro, por sua vez, o cenário já era de alta, também acentuada por conta da pandemia. Na análise de 18 meses, a sinistralidade aceita foi de 44% e a cedida 124%.

O estudo concluiu que há uma correlação de 82,3% entre o número de óbitos gerais e a taxa de sinistralidade, num cruzamento de dados da Susep e da Secretaria de Vigilância em Saúde. Quando comparada com as mortes por Covid-19, essa correlação chega a 94,8%. Esses dados compararam a média móvel de 12 meses até junho de 2021. Em Vida, o aumento no número de óbitos por Covid causou impacto de 32 pontos percentuais na sinistralidade no segundo trimestre de 2021 com o impacto de mais de 196 mil mortes.

O Austral Insights será divulgado semestralmente. Para o CEO da Austral Re, a expectativa é que o levantamento produzido pelas áreas de inteligência da companhia possa contribuir para o desenvolvimento estratégico e as oportunidades da indústria. “A Austral Re tem um time bastante qualificado de especialistas e aproveitamos nosso DNA de inovação para criar este recurso. A ideia é que nossos levantamentos possam abastecer o mercado com a nossa expertise”, afirma Bruno Freire.

Danthi Comunicações

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
49 Vizualizações
Unimed
49 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
60 Vizualizações
Bradesco Seguros
60 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
44 Vizualizações
Allianz Partners
44 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin