São Paulo, 15 de outubro de 2021 – Em meio à pandemia da Covid-19, mais da metade da população feminina com 14 anos ou mais ficou fora do mercado de trabalho no terceiro trimestre de 2020, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante dessa realidade, a Fundación MAPFRE firmou parceria com a ONG Gerando Falcões para capacitar 6 mil mulheres de favelas do Brasil, permitindo acesso ao empreendedorismo e fonte de renda.
Realidade das brasileiras
Confeccionar bolsas e cintos para que o marido possa vender na feirinha noturna do Brás, no centro de São Paulo. Aos 35 anos, com um filho de dois e o marido desempregado desde o início da pandemia, este é o sonho da professora Simone Lima. Ela ingressou no #PraFrente, curso de empreendedorismo da Gerando Falcões, em parceria com a Fundación MAPFRE, para tornar esse sonho uma realidade.
Mesmo sendo professora, ela sempre fez atividades extras para complementar a renda. Mais ainda depois que o esposo, que trabalhava de segurança, perdeu o emprego. “Eu sempre trabalhei como professora, mas vendia chocolate, cosméticos, roupa, enfim, o que dava pra complementar a renda. Na pandemia meu salário foi reduzido e meu marido perdeu o emprego. Por isso, começou a ser vendedor ambulante na feirinha noturna do Brás.”
Quando soube que poderia participar do curso de empreendedorismo enxergou a possibilidade de iniciar um negócio próprio. “Eu queria muito ter uma ajuda para comprar material e equipamentos para fabricar bolsas e cintos. No Youtube, eles ensinam como fazer e eu já aprendi. Espero que o curso possa abrir minha mente e me direcionar para conquistar esse sonho. E se meu projeto for aprovado no final, ainda terei ajuda para começar. Tenho fé que esse curso vai me impulsionar para meu sucesso profissional” .
#Pra Frente, uma parceria entre a Fundación MAPFRE e Gerando Falcões
A capacitação oferecida pelo #PraFrente terá duração de 4 meses e será realizada de forma híbrida (presencial e online), utilizando o app Gerando Educação, como forma de acesso ao conteúdo digital.
Já as atividades presenciais serão organizadas respeitando todas as normas de segurança impostas pela pandemia. A metodologia a ser aplicada conta com cinco eixos de formação:
• Segurança alimentar – fornecimento de cestas digitais durante as aulas, condicionada à frequência e participação.
• Formação empreendedora – Fomento ao empreendedorismo e qualificação profissional.
• Fortalecimento socioemocional – Estímulo e desenvolvimento de inteligência emocional, autoconhecimento e fortalecimento da autoestima.
• Direitos sociais – garantia de direitos, acesso a bens e serviços públicos.
• Emancipação financeira – mentoria para apoio a criação e desenvolvimento de negócios como forma de geração de renda e sustentabilidade
Para participar das aulas, as mulheres recebem – como apoio à segurança alimentar – um valor de R﹩ 100,00, por meio de um cartão alimentação – cesta digital, durante os 4 meses do curso. Para utilização, as beneficiadas deverão ter a frequência mínima de 75% de presença nas atividades. As mulheres serão orientadas a comprarem na própria comunidade favorecendo o comércio e a economia local.
O projeto permitirá o envolvimento de colaboradores da Fundación MAPFRE, por meio de ações voluntárias, com conteúdos de formação, mentorias individuais para mulheres empreendedoras e composição da bancada avaliativa que selecionará os melhores projetos de negócios que receberão ajuda para serem colocados em prática.
“Com essa parceria, queremos apoiar o empreendedorismo feminino, ajudando a mudar a condição de vida de milhares de mulheres em situação de vulnerabilidade no País. A parceria com a Gerando Falcões abre caminho para que as beneficiadas conquistem sua independência financeira, social e emocional”, conta Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
Apoio no primeiro negócio
Após a conclusão do curso, será realizado um edital dos melhores projetos empreendedores apresentados. Destes, 77 serão selecionados por uma banca e receberão um investimento de R﹩ 4.500,00. Serão escolhidos aqueles que apresentarem maior impacto em geração de renda.
“Nossos principais objetivos são gerar emancipação financeira e integração social a mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade em favelas do Brasil. Além de proporcionar a capacitação, essa parceria vai oferecer investimento para que 77 projetos já sejam colocados em prática. Queremos que essas alunas deem o seu melhor para que recebam esse pontapé inicial e comecem a trabalhar em seu próprio negócio após o curso”, disse Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.
InPress Porter Novelli
Foto: Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
You may be interested
Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual
Publicação - 22 de novembro de 2024A Icatu Seguros - maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência Privada e Capitalização - anuncia uma importante evolução em sua jornada…
Loja do Mecânico escolhe 180 seguros para impulsionar vendas de garantia estendida
Publicação - 22 de novembro de 2024A Loja do Mecânico, principal plataforma omnichannel de vendas de máquinas e ferramentas da América Latina, anuncia uma parceria com a 180 Seguros, marcando um importante passo…
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…