Com prefácio de Humberto Theodoro Júnior, professor titular da Faculdade de Direito da UFMG e um dos maiores privatistas brasileiros, as Editoras Contracorrente e Roncarati lançaram a coletânea Direito do Seguro Contemporâneo: edição comemorativa dos 20 anos do IBDS. A obra foi organizada pelo advogado Ernesto Tzirulnik, presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), e pelos advogados Ana Maria Blanco, Carolina Cavalcanti e Vitor Boaventura Xavier, igualmente especializados na matéria e membros do IBDS, com apresentação conjunta com Paulo Piza, vice-presidente do Instituto.
A obra reúne artigos de mais de 50 especialistas brasileiros e estrangeiros, que se aprofundam na doutrina do seguro contemporâneo, além de uma galeria de fotos que ilustra a história dos 20 anos do IBDS. O Instituto foi criado com o objetivo de difundir o Direito do Seguro no Brasil e promover o desenvolvimento da doutrina sobre o tema.
Para Tzirulnik, um dos idealizadores dos projetos de lei brasileira de contrato do seguro, em tramitação no Congresso, o livro contribui com para o debate do futuro dos seguros no país. “Nestes tempos conturbados, o IBDS segue mobilizado na luta pela emancipação do Direito do Seguro Brasileiro e contra os abusos e vícios que vêm, cada dia mais, caracterizando a atividade da Administração Pública, por último as desorganizadas propostas normativas que ameaçam colocar por terra a consensualidade e a natureza de contrato por adesão dos seguros”, destaca.
A coletânea, em dois volumes, está à venda nos sites da editora Contracorrente e na Amazon.
Exclusiva Assessoria de Imprensa
You may be interested

Seguro para cobertura de riscos climáticos atrelado à CPR
Publicação - 5 de janeiro de 2026A seguradora MAPFRE, em parceria com a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), acaba de desenvolver um novo seguro agrícola voltado à proteção contra riscos climáticos sobre produtos…

Posicionamento da FenaCap sobre a aprovação da elevação da alíquota da CSLL
Publicação - 5 de janeiro de 2026O setor de Capitalização considera inapropriada a inclusão do segmento na Lei Complementar nº 224, de 26 de dezembro de 2025, que eleva a alíquota da Contribuição…

Temor crescente à criminalidade empurra investimentos no país
Publicação - 5 de janeiro de 2026Uma pesquisa realizada em novembro passado pela Quaest, consultoria especializada em inteligência de dados, apontou que a violência é a maior preocupação para 38% dos brasileiros. O…
Mais desta categoria













