A MAPFRE Brasil registrou crescimento de 13,3% em prêmios no 1º trimestre deste ano no comparativo com os três primeiros meses de 2020. Mesmo diante de um cenário de desvalorização da moeda local, o volume atingido pela companhia no País totalizou R$4,9 bilhões (729 milhões de euros). O índice combinado ficou em 88,2%, cerca de sete pontos percentuais abaixo do registrado no primeiro trimestre do ano anterior.
O bom desempenho em prêmios foi derivado dos ramos de Seguros Gerais, com R$2,5 bilhões (370 milhões de euros), seguido pelos segmentos de Vida e Previdência, com R$1,6 bilhão (247 milhões de euros), e de Auto, que gerou R$ 746 milhões (112 milhões de euros).
“O ano de 2021 ainda vem sendo marcado pelos grandes desafios impostos pela Covid-19. Estamos avançando, mas há um longo caminho a ser percorrido. Temos objetivos claros para seguirmos com precisão e ritmo. Apesar da pandemia ter afetado alguns setores, como o aumento da sinistralidade de Vida, atingimos crescimentos consistentes neste primeiro trimestre”, afirma o CEO da MAPFRE Brasil, Fernando Pérez-Serrabona.
Para Felipe Nascimento, CEO de Seguros da MAPFRE Brasil, há um atento controle operacional e comercial alinhado à nova realidade de consumo. “Colhemos bons resultados em prêmios e seguiremos empenhados em melhorar todos os nossos indicadores, permitindo nos manter competitivos e com soluções seguradoras de alto valor agregado”, avalia.
A MAPFRE no mundo
O lucro global da MAPFRE registrado no primeiro trimestre deste ano foi de 173 milhões de euros (R$1,2 bilhão), um crescimento de 36,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela melhoria dos negócios na Espanha, Latam Sul e América do Norte, bem como pelos negócios de resseguradoras.
O aumento é considerado significativo, pois ocorre depois que mais de 109 milhões de euros (R$ 726 milhões) foram contabilizados no trimestre para os sinistros relacionados à Covid-19, dos quais cerca de 34 milhões euros (R$ 227 milhões) correspondem à Saúde e 48 milhões de euros (R$ 320 milhões) aos Riscos de Vida – praticamente concentrados na América Latina. A diminuição dos sinistros em Automóveis e Seguros Gerais é mantida por medidas de confinamento e desaceleração da atividade econômica.
A receita total do grupo entre janeiro e março foi de 7,3 bilhões de euros (R$ 48,7 bilhões), enquanto os prêmios somaram cerca de 5,9 bilhões de euros (R$ 39,3 bilhões), queda de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, a uma taxa de câmbio constante, os prêmios cresceram 3,2% no mundo.
O índice combinado (94,3%) melhorou aproximadamente seis pontos percentuais em comparação ao mesmo trimestre (pré-Covid) de 2020, destacando a redução de ocorrências em Automóveis e a ausência de acidentes catastróficos significativos.
InPress Porter Novelli
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