00:00:00
19 May

Limpeza de calhas no período de chuvas pode evitar problemas nas residências

27 de abril de 2021
216 Visualizações

O Brasil tem nos primeiros meses do ano o seu período mais chuvoso, com grandes volumes que podem transformar a rotina da população e trazer grandes problemas às residências. As calhas e condutores das residências e prédios são muito importantes na coleta e no escoamento da água da chuva, contribuindo para proteger a pintura, evitar possíveis infiltrações no imóvel e erosões no solo do terreno, além de auxiliarem em uma possível reutilização da água para outros fins domésticos.

Realizar a limpeza com frequência e a conservação de calhas e condutores impede o entupimento da saída de água, evitando problemas como alagamentos de lajes e forros, infiltrações, além de danos internos no imóvel.
Para mostrar a importância da manutenção, a Allianz Assistance, marca especialista em assistência 24 horas da Allianz Partners, lista abaixo algumas dicas para manter a limpeza das calhas e condutores em dia e evitar possíveis incidentes.

Tenha um cronograma

Mantenha um cronograma na limpeza das calhas e condutores. Um período padrão de cuidados é a cada seis meses, mas lembre-se que existem peculiaridades que devem ser respeitadas. Períodos com grandes chuvas durante o ano, ventos fortes e residências com vegetação ou árvores no entorno exigem um menor intervalo nessa atividade. Nessa época, realize a limpeza preventiva com 30 dias de antecedência.

Atente-se a limpeza
Caso sua residência fique próxima a árvores, seja na rua ou no quintal, é necessário fazer uma limpeza com uma frequência de um a três meses. O indicado é retirar folhas ou qualquer tipo de sujeira que possa entupir dos condutores de saída e impedir a passagem de água. Caso seja possível fazer a limpeza sozinho, utilize uma vassoura e lave a calha com uma mangueira. Lembre-se de utilizar luvas e equipamentos de segurança durante a higienização das calhas.

Possíveis emendas

Dependendo do tamanho do seu telhado, a calha precisará de emenda, o que pode ser um risco caso seja feita de maneira incorreta. Por isso, é importante uma verificação regular das junções para evitar possíveis acidentes ou rompimentos.

Fale com um profissional
Dependendo da situação e se o proprietário tiver conhecimentos técnicos, a manutenção pode ser realizada por ele. Caso contrário, é recomendado contratar um profissional para fazer a limpeza de maneira segura. Certifique-se de contratar uma empresa especializada, capacitada e regulamentada para realizar o serviço, que muitas vezes exige que trabalhos em alturas elevadas.

Race Comunicação

You may be interested

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit
Junto Seguros
68 Vizualizações
Junto Seguros
68 Vizualizações

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit

Publicação - 17 de maio de 2024

A Junto Seguros, uma empresa especializada em soluções de seguros corporativos para empresas e com mais de 30 anos de história, marca presença no Cupola Summit 2024, nos dias…

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular
Susep
66 Vizualizações
Susep
66 Vizualizações

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular

Publicação - 17 de maio de 2024

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor Carlos Queiroz, participou nesta sexta-feira (17) de mais uma edição do evento "Conversa com o Judiciário", que ocorreu…

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade
Artigo
81 Vizualizações
Artigo
81 Vizualizações

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade

Publicação - 17 de maio de 2024

O conceito de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) tem se tornado cada vez mais relevante na indústria de seguros, com impactos significativos em diversas frentes. A…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin