Pelo oitavo mês consecutivo, o mercado segurador registrou alta no faturamento, ou seja, no prêmio emitido total. Em janeiro deste ano, houve variação positiva de 9,7% em relação ao mesmo período em 2020, totalizando R$ 11 bilhões, segundo dados divulgados hoje pelo Boletim IRB+Mercado, relatório do IRB+Inteligência. O índice de crescimento do faturamento é o maior para um mês de janeiro desde 2018. Os dados revelam ainda que mais de 60% dos grupos seguradores tiveram crescimento.
Com faturamento de R$ 2,5 bilhões, o segmento Corporativo de Danos e Responsabilidades registrou a maior variação positiva do mês (30,8%) e foi o que mais contribuiu para o desempenho do mercado. Houve alta de R$ 594 milhões em relação a janeiro de 2020. O início do ano também foi favorável para o segmento de Vida, que detém a maior participação do mercado segurador (35%). Esta modalidade de seguro acumulou R$ 204 milhões de faturamento, alta de 5,7% diante de janeiro de 2020. Os produtos de Vida Individual e Prestamista Coletivo mantiveram a evolução do último ano, com variações de 29,1% e 7,7%, respectivamente. Os seguros Rurais somaram R$ 444 milhões de faturamento, alta de 22,1%.
De forma mais acentuada, os sinistros também recuaram com impacto positivo sobre a sinistralidade do setor: de 43,5%, em janeiro de 2020, para 41,4%, no primeiro mês de 2021. O índice que mede a proporção entre as despesas com sinistros ocorridos e o prêmio de seguro alocado no mês de janeiro de 2021 apresentou melhora de 2,1 pontos percentuais na comparação com igual período no ano anterior.
O Boletim IRB+Mercado resume as operações de seguros a partir dos dados públicos disponibilizados pela Susep no dia 15/03, com foco nos seguros de danos, responsabilidades e pessoas. A edição também lista os cinco maiores grupos seguradores por linha de negócios. A análise, que é publicada mensalmente, está disponível, na íntegra, no site da companhia (www.irbre.com). No mesmo endereço, o IRB oferece ainda o Dashboard IRB+Mercado Segurador, painel dinâmico desenvolvido pelo ressegurador com informações de todo o setor.
FSB Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…