00:00:00
20 May

Ana Carolina Mello*

Não é novidade que a pandemia e a quarentena aumentaram, e muito, o volume do comércio eletrônico no Brasil. De acordo com o Movimento Compre & Confie, o crescimento do e-commerce brasileiro, nos oito primeiros meses de 2020, foi de 56,8% comparado ao mesmo período em 2019.
O mercado de seguros não deveria ser diferente, mas, infelizmente, ainda encontra dificuldades para aproveitar a mudança de comportamento do consumidor, conquistar novos entrantes e melhorar a eficiência operacional. Parte da dificuldade está nos sistemas antigos das seguradoras, a dificuldade em substituí-los e o tempo e custo desta demanda. Afinal, navegar no mundo digital requer tecnologia de ponta, soluções rápidas e flexibilidade.
Uma opção cada vez mais frequente no mercado mundial são as seguradoras que combinam seus sistemas “legados” a outros sistemas e plataformas digitais. No Brasil não é diferente. E, nos últimos anos, surgiram por aqui empresas que ajudam a alavancar esse movimento e colocam as seguradoras no mundo digital. A inovação virá do mercado não só das insurtechs. As seguradoras têm muito conhecimento, capital humano e vontade de mudar.
Para atuar digitalmente, é preciso experimentar, testar, corrigir e adaptar. Por isso, começar cedo é um diferencial e as seguradoras que estão operando, mesmo em fase inicial, largaram na frente. Já estão aprendendo como seus clientes comparam, decidem e compram. Algumas, por exemplo, estão se aventurando com clausulados do tipo “Legal Design” ou “Visual Law” – uma forma de comunicação mais transparente e objetiva com segurados. Outras, já descobriram as vantagens de personificar a oferta de produtos. E todas, com certeza, já sabem que ser digital é muito mais do que vender online.

Ana Carolina Mello é sócia-proprietária da startup Safe2Go. Formada e pós-graduada em Administração de Empresas pela West Texas A&M University e pela Universidade de São Paulo

You may be interested

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit
Junto Seguros
87 Vizualizações
Junto Seguros
87 Vizualizações

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit

Publicação - 17 de maio de 2024

A Junto Seguros, uma empresa especializada em soluções de seguros corporativos para empresas e com mais de 30 anos de história, marca presença no Cupola Summit 2024, nos dias…

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular
Susep
87 Vizualizações
Susep
87 Vizualizações

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular

Publicação - 17 de maio de 2024

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor Carlos Queiroz, participou nesta sexta-feira (17) de mais uma edição do evento "Conversa com o Judiciário", que ocorreu…

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade
Artigo
108 Vizualizações
Artigo
108 Vizualizações

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade

Publicação - 17 de maio de 2024

O conceito de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) tem se tornado cada vez mais relevante na indústria de seguros, com impactos significativos em diversas frentes. A…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin