00:00:00
23 Nov

Super estímulo de Biden pode aumentar a confiança empresarial nos EUA

22 de março de 2021
242 Visualizações

O pacote de estímulo de US$ 1,9 trilhão nos EUA, promulgado na última semana pelo presidente americano Joe Biden, levará a um aumento adicional nas importações de bens e serviços de US$ 360 bilhões ao longo de 2021-2022. A análise é do time global de economistas da seguradora de crédito Euler Hermes, que acreditam que o pacote deve criar um efeito positivo de confiança na demanda doméstica.
“Estamos revisando nossas projeções de crescimento do PIB dos EUA para +5,3% a/a em 2021 (de +3,6%) e +3,8% em 2022 (de +3,1%), após -3,5% contração em 2020. Projetamos agora que a taxa de desemprego alcance 4,3% no final de 2022 (vs. 6,2% em fevereiro de 2021), o que significa que o excesso de poupança das famílias acumulado durante a crise deve ser liberado mais rápido do que o esperado”, analisa Ludovic Subran, economista-chefe da seguradora.

Aumento da confiança empresarial
Além disso, os economistas esperam que a taxa de poupança das famílias dos EUA alcance 7% da renda disponível bruta no final de 2022 (contra 20,5% em janeiro de 2021). O estímulo também aumentará a confiança empresarial, apoiando o investimento não residencial. Este aumento na demanda doméstica não será totalmente absorvido pelos produtores norte-americanos. “Esperamos que o déficit comercial dos EUA aumente para 4,5% do PIB, em média, entre 2021-2022, em comparação com 2,9% (média nos últimos cinco anos). Mais precisamente, estimamos que uma alta de +1% na demanda interna leve a um aumento de +2,6% nas importações nos EUA”, explica Subran.
Benefícios aos exportadores
De acordo com os economistas, o “super estímulo” do presidente Biden beneficiará os exportadores ao redor do mundo. Por setor, os ganhos adicionais nas exportações em 2021-2022 serão os maiores em Eletrodomésticos (+US$ 32 bilhões), Computadores & Telecomunicações (+US$ 30 bilhões), Fabricantes de Automóveis (+US$ 30 bilhões) e Máquinas & Equipamentos (+US$ 29 bilhões)
Por região, os ganhos em 2021-2022 serão os maiores na Europa Ocidental (+US$ 97 bilhões), Ásia, excluindo China (+US$ 75 bilhões), China (+US$ 60 bilhões) e América Latina (+US$ 59 bilhões) –
Dado o design da trajetória do estímulo e a recuperação econômica dos EUA, é estimado que cerca de três quartos do aumento nas exportações serão sentidos em 2021 (e cerca de um quarto em 2022).
Em termos absolutos, os economistas afirmam que os exportadores chineses, mexicanos e canadenses serão os mais beneficiados . Já o aumento das exportações da China para os EUA (+US$ 60 bilhões no total em 2021-2022) provavelmente se concentrará em Computadores & Telecomunicações, Eletrodomésticos e Produtos Têxteis . Os ganhos adicionais de exportação no México (+US$ 45 bilhões no total) serão comparativamente mais importantes no setor Automotivo. Na Europa, os exportadores da Alemanha estão mais bem posicionados para lucrar com o estímulo americano (+US$ 22 bilhões em 2021-2022), seguidos pelo Reino Unido (+US$ 16 bilhões), Irlanda (+US$ 13 bilhões) e França (+US$ 10 bilhões). Na Alemanha, os exportadores dos setores de Máquinas & Equipamentos, Automotivo e Farmacêutico estão particularmente expostos.
O documento analisa por fim que, em termos relativos, o aumento do PIB em 2021 será maior para o México, Vietnã, Irlanda, Canadá e Malásia . Os ganhos adicionais nas exportações chegam a 1,7% do PIB de 2021-2022 no México, 1,4% no Vietnã e 1,3% na Irlanda. No Vietnã, os exportadores Têxteis e de Computadores & Telecomunicações, em particular, tirarão vantagem do estímulo dos EUA, assim como os exportadores de produtos Farmacêuticos, Químicos e Serviços na Irlanda e Eletrônicos na Malásia.

Race

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
53 Vizualizações
Unimed
53 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
64 Vizualizações
Bradesco Seguros
64 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
49 Vizualizações
Allianz Partners
49 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin