00:00:00
21 Apr

THB alerta para riscos das indústrias de Alimentos e Bebidas

17 de fevereiro de 2021
274 Visualizações

Mesmo com os grandes desafios decorrentes da pandemia de COVID-19, as indústrias de alimentos e bebidas apresentam perspectivas promissoras para 2021 e, também, tiveram um bom ano em 2020. A grande produção, no entanto, está atrelada a riscos que podem impactar o sucesso dos negócios e os seguros para este segmento, ligados a boas práticas de segurança, são os principais aliados dessa indústria.
Entre os principais riscos, podemos citar a segurança nos processos que devem seguir rígidos padrões zelando pela saúde e bem-estar dos funcionários. É preciso estar atento à maneira como os colaboradores manipulam os alimentos e as matérias-primas, como é feito o armazenamento e a higiene do local.
Não menos importante é a questão da contaminação e deterioração dos produtos. Mudanças climáticas, danos ao local de armazenamento e manipulação errada podem prejudicar os alimentos e torná-los impróprios para uso.
“Compreender onde estão suas exposições de risco permite um planejamento adequado dos seguros e dos protocolos de segurança”, diz Camila Feriani, Head de Varejo, Alimentos e Bebidas da THB Brasil.

Uma interrupção na cadeia de abastecimento também compromete o negócio porque nem sempre é fácil conseguir um substituto rapidamente e os clientes podem deixar de consumir o produto por notar diferenças. Algumas apólices de seguros ligadas ao setor de Alimentos e Bebidas cobrem essa interrupção, mas de forma limitada, portanto, a executiva aconselha que os empresários mantenham fornecedores alternativos testados, aprovados e com capacidade de apoio caso o fornecedor principal tenha problemas.

Durante a pandemia, tornou-se evidente um outro fator de risco: a segurança dos colaboradores, mas a responsabilidade para com o funcionário vai muito além dos momentos de pandemia. Casos de assédio, acidentes, brigas, uso inadequado de equipamentos de segurança e várias formas de conflitos internos devem ser mitigadas no ambiente de trabalho e, para isso, o treinamento e a comunicação transparente ainda são as formas mais eficazes de controlar e prevenir essas situações.

Em apoio a estes casos, os seguros de responsabilidade civil fazem sua parte. “Assumir riscos calculados auxilia a gestão e a continuidade dos negócios e transferir estes riscos para os seguros garante tranquilidade aos empresários do setor”, conclui Camila.

Mosaike

You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Susep
149 Vizualizações
Susep
149 Vizualizações

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS

Publicação - 17 de abril de 2025

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Prudential do Brasil
165 Vizualizações
Prudential do Brasil
165 Vizualizações

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria

Publicação - 17 de abril de 2025

A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Axa no Brasil
164 Vizualizações
Axa no Brasil
164 Vizualizações

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril

Publicação - 17 de abril de 2025

Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin