00:00:00
03 May

A importância do Janeiro Branco

5 de janeiro de 2021
252 Visualizações

O Janeiro Branco é uma iniciativa popular criada e orientada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais da saúde com um grande e nobre objetivo: criar consciência de que é necessário cuidar da mente, da saúde mental, mais precisamente.
Segundo dados da OMS, até 2030 a depressão será uma das principais causas de doenças no mundo. Isso é extremamente significativo visto que transtornos mentais que incluem condições comuns, como a depressão e ansiedade, aquelas agravadas por abuso de álcool e outras substâncias, além distúrbios graves e incapacitantes, como esquizofrenia e transtorno bipolar, poderão ser cada vez mais presentes na população.
“O intuito da campanha do janeiro branco é oferecer alternativas para diminuir o impacto negativo de transtornos mentais que, em alguns casos, podem ser imperceptíveis, mas que com o passar do tempo podem se transformar em verdadeiras fontes de mal-estar, tormento, isolamento e até problemas físicos de saúde”, explica César Ciongoli, CEO da BenCorp.
A mente ainda é um grande mistério para a ciência, a subjetividade humana é com certeza um segredo íntimo que permeia a individualidade, a identidade, a formação da personalidade de cada pessoa e tudo aquilo que foi aprendido, absorvido e incorporado em todas as fases da vida, especialmente na infância e adolescência, ecoa para toda a vida e influencia diretamente em como o indivíduo irá encarar a vida e o seus desafios diários.
O tema saúde mental tem sido repetido diversas vezes na mídia, principalmente por conta de algumas celebridades que expuseram suas condições, como: Zayin Malik (ex One Direction), Selena Gomes, Cara Delevigne, Demi Lovato e outros. O que mais chama atenção nestes casos é que os autores das confissões são muito jovens e já sofrem com os malefícios da depressão.
De acordo com dados da OPAS (Organização Panamericana de Saúde) as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em jovens entre 10 e 19 anos, com um agravante extremamente preocupante, hoje o suicídio é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos.
Alcançar o bem-estar físico e mental é um grande desafio, tanto que diversos governos no mundo começam a adotar sistemas e políticas públicas de saúde para incentivar programas de prevenção ao adoecimento mental.

Spin Comunicação

You may be interested

Comitê de Open Insurance da camara-e.net inicia trabalhos com lançamento do ebook
Artigo
17 Vizualizações
Artigo
17 Vizualizações

Comitê de Open Insurance da camara-e.net inicia trabalhos com lançamento do ebook

Publicação - 3 de maio de 2024

O Comitê de Open Insurance da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), principal entidade representativa da economia digital no País, realizou sua primeira reunião do ano nesta…

CNseg integra Pacto Nacional pela Inclusão das Juventudes
CNseg
22 Vizualizações
CNseg
22 Vizualizações

CNseg integra Pacto Nacional pela Inclusão das Juventudes

Publicação - 3 de maio de 2024

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) integra oficialmente o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, uma iniciativa da frente de juventudes do Ministério do Trabalho e…

Grupo HDI reforça atendimento à população do Sul do país
Grupo HDI
32 Vizualizações
Grupo HDI
32 Vizualizações

Grupo HDI reforça atendimento à população do Sul do país

Publicação - 3 de maio de 2024

O Grupo HDI está tomando medidas urgentes para auxiliar a população afetada pelas fortes chuvas que assolam a região Sul do país nos últimos dias, causando desabamentos,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin