A AIG Seguros é uma das empresas reconhecidas com o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, iniciativa inédita da FIA Employee Experience (FEEx) em parceria com o UOL. A premiação, lançada neste ano, visa destacar as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores, avaliando o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços e benefícios pela área de RH.
“A conquista desse prêmio demonstra que nossos esforços em responder às expectativas de nossos colaboradores e o grau de engajamento obtido valem a pena. Ser um dos lugares incríveis para trabalhar mostra o esforço dos gestores e colaboradores da AIG em construir um ambiente de trabalho colaborativo e empático, que favorece a construção de equipes mais unidas, e um espaço propício à inovação e uma empresa mais produtiva, independente de estarmos todos juntos no escritório, ou distantes fisicamente, como ocorreu neste ano. Sinto enorme orgulho em fazer parte deste time”, diz Fabio Protásio Oliveira, CEO da AIG no Brasil.
Além de ser um dos Lugares Incríveis para Trabalhar, a AIG também recebeu da FIA o Certificado de Qualidade do Ambiente de Trabalho, a partir das informações compartilhadas sobre as iniciativas e políticas realizadas em prol do desenvolvimento dos colaboradores. A AIG tem feito uma série de ações voltadas à união da equipe, fortalecimento de uma cultura corporativa inclusiva, transparência nas informações e estratégias do negócio, além da mudança no ambiente físico de trabalho, em novembro de 2019, com a inauguração do Espaço Colaborativo AIG, a nova sede da seguradora em São Paulo (SP), com um ambiente ainda mais aberto, com o objetivo de fomentar a integração entre as pessoas e ampliar a atração e retenção de talentos.
“A inauguração do Espaço Colaborativo AIG foi importante para concretizarmos a cultura de colaboração e confiança, contribuindo para um ambiente positivo. Essas atitudes continuaram presentes mesmo enquanto trabalhamos de casa. Este ano, diante das circunstâncias adversas e distanciamento, implementamos novas atividades que visam reduzir a distância entre as pessoas e estimular novas experiências para que todos possamos estar mais confortáveis e seguros na realidade atual”, conta Thaisa Oliveira, Superintendente de RH da AIG.
Entre as iniciativas internas da AIG que contribuíram para o reconhecimento da FIA, destacam-se os constantes programas de desenvolvimento profissional abertos aos colaboradores, de treinamentos técnicos ao vivo, trocas de experiência sobre habilidades interpessoais, comunicação aberta e gestão de tempo, à continuidade dos intercâmbios internacionais com outras operações da AIG no mundo – ainda que as viagens tenham sido adiadas por enquanto. Outro pilar importante de engajamento interno é o incentivo da AIG ao voluntariado em prol da educação, aproximando a equipe de jovens para compartilhar conhecimento e valores essenciais, como o respeito à diversidade e inclusão.
“Também nos preocupamos em inserir os novos colaboradores nesta realidade. Ao longo deste ano mantivemos a contratação de talentos, muitos deles que só conhecem seus times e a liderança pelas reuniões virtuais. Ficamos muito felizes quando ouvimos desses novos colegas que se sentiram acolhidos e integrados à nossa cultura. Eu mesma sou um exemplo, pois comecei na AIG em agosto e desde que cheguei pude vivenciar e contribuir com diferentes ideias e atividades”, completa Thaisa.
E essa integração online exige criatividade. Para manter os colaboradores unidos foi realizado uma série de encontros virtuais com a participação de 100% da empresa. “Sentimos falta da interação e das trocas. Por isso, mensalmente promovemos encontros em que todos podem se atualizar sobre o andamento da nossa operação. Reservamos sempre um espaço para que diferentes colegas possam compartilhar suas experiências, além de promover bate-papos em pequenos grupos para pensarmos nossa realidade e atitudes”, explicou a executiva.
Neste segundo semestre, a AIG lançou a iniciativa interna AIG Grandes Talentos, atividade de interação em que os colaboradores são convidados a compartilhar algum hobby artístico (canto, dança, instrumentos musicais, artes cênicas/visuais) em uma competição interna por categoria. “Essas iniciativas tem o objetivo de construir uma AIG cada vez mais colaborativa e diversa, com um ambiente onde todos podem ser quem são”, completa o CEO.
Diversidade e Inclusão: valores essenciais na AIG
As práticas de diversidade e inclusão estão entre os valores e grande bandeira da cultura organizacional da AIG. Com mais de 140 grupos de afinidade espalhados por 54 países em todo o mundo, a seguradora tem um posicionamento firme e histórico na defesa da diversidade, há mais de 15 anos fomentando discussões sobre inclusão e representatividade, inclusive por meio da liderança global.
“Localmente, temos trabalhado em diferentes iniciativas focadas na conscientização e inclusão. Com o apoio de parceiros especializados, promovemos cursos sobre vieses inconscientes a 100% dos nossos funcionários, e, mais recentemente, nossa liderança participou de capacitação sobre microagressões no mercado de trabalho e treinamento sobre contratações sem vieses”, conta o CEO. “Além de não admitir qualquer tipo de discriminação, estamos engajados em promover um ambiente onde todos possam crescer e desenvolver seu potencial”, completa o executivo.
Os grupos de diversidade no Brasil complementam os esforços de Recursos Humanos para consolidar o clima organizacional positivo. Discussões sobre como conciliar trabalho e cuidados dos filhos, parentalidade ativa, papéis igualitários entre homens e mulheres na sociedade, conscientização racial e atitudes antirracistas, direitos civis homoafetivos, combate à violência contra grupos minoritários foram alguns dos temas promovidos pelos próprios voluntários AIG, com o apoio de especialistas convidados. Outras atividades incluem o programa de mentoria para mulheres líderes, programa de estágio e desenvolvimento de carreira para jovens negros e diferentes canais abertos para acolher denúncias ou trocas de opiniões.
CDI Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…