00:00:00
22 Sep

InCor, everis Brasil, Xilinx e NTT Disruption trabalham juntas para validar a Observação Virtual de Pacientes

16 de setembro de 2020
373 Visualizações

O Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, um dos mais reconhecidos centros de excelência acadêmica e clínica em cardiopneumologia do mundo, uniu esforços com a everis Brasil, NTT Disruption, e a Xilinx, Inc. para testar a Observação Virtual de Pacientes (VPO) da NTT Disruption, uma nova solução tecnológica para Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

A solução VPO utiliza vídeo e aprendizagem de máquinas para detectar e prever os comportamentos, movimentos ou ações predefinidas de um paciente, com alertas em tempo real, fornecendo uma ferramenta para a equipe de enfermagem e médicos, tornando o atendimento ao paciente mais seguro e eficiente. Pode também ser personalizada com base nas necessidades de cada instituição de saúde ou ala hospitalar, diferenciando um paciente sentado, saindo do leito, ou acenando a mão e enviando alertas em tempo real para a equipe hospitalar, que são atribuídos com base no nível de atendimento por comportamento predefinido.

Além disso, a VPO pode ser facilmente escalonada para permitir que a equipe de enfermagem realize respostas em tempo real, independentemente do número de eventos ou do aumento de leitos monitorados. A privacidade do paciente é protegida devido à capacidade do sistema de utilizar processamento em tempo real e aprendizagem da máquina para aprender, identificar e prever comportamentos, através de transmissão on-line ou gravação de vídeo.

“Por meio desta iniciativa, estamos combinando as capacidades técnicas e visão de NTT Disruption e Xilinx, juntamente com o forte desempenho da InCor em inovação propiciado por seu Núcleo de Inovação, InovaInCor”, assegurou Prof. Dr. José C. Nicolau, diretor da Unidade de Terapia Intensiva Coronariana do InCor. Segundo ele, o desenvolvimento desta tecnologia, utilizando a aprendizagem de máquina, proporcionará mais segurança e bem-estar para o paciente, reduzindo o estresse da equipe. Os profissionais podem utilizar esta solução tecnológica para o monitoramento de pacientes na prevenção de extubação acidental ou remoção de catéter intravenoso, riscos típicos da UTI. “O sistema também pode indicar sinais e problemas potenciais para que a equipe médica auxilie o paciente antes que o problema se torne crítico ou que os pacientes causem lesões em si próprios. Esta é uma tecnologia excelente, especialmente em UTIs de alta complexidade como a do InCor”, acrescentou Prof. Nicolau.

Freddy Engineer, Diretor Geral da Global Datacenter BU, na Xilinx, disse que “a Xilinx tem o prazer de fazer parte da solução que oferece atendimento personalizado ao paciente e eficiência na saúde por meio do uso dos sistemas de Observação Virtual de Pacientes controlado pela placa aceleradora Alveo™. Como as instituições de saúde continuam a adotar tecnologias hospitalares mais inteligentes, esperamos melhorar os resultados dos pacientes e reduzir os custos do setor de saúde.”

Por que a VPO é necessária?

Para fornecer cuidados e tratamentos eficazes, os profissionais de saúde devem monitorar os pacientes 24 horas por dia. Mas cada profissional é designado para acompanhar um determinado número de pacientes. Isto dificulta a sua presença no momento exato em que o paciente precisa de ajuda, assim como a priorização de situações críticas.

A necessidade de atenção imediata e constante exige muito do trabalho dos profissionais de saúde e torna o trabalho estressante. Como resultado, o monitoramento durante 24 horas torna-se ineficiente, reduzindo potencialmente a qualidade do atendimento ao paciente. A pesquisa anual da Medscape confirma esse fato, concluindo que aproximadamente 50% dos médicos experimentaram frequentes ou constantes sensações de exaustão, devido ao grande número de atividades que são obrigados a realizar.

A fim de melhorar a solução dos problemas, a indústria da saúde tem incorporado novas tecnologias inteligentes nos hospitais, como é o caso da VPO, com o objetivo de aprimorar a segurança dos pacientes, a eficiência operacional e reduzir a Síndrome de Burnout entre os profissionais de saúde. A COVID-19 destacou ainda mais a necessidade de inovar dentro da indústria para fornecer aos profissionais da saúde ferramentas que proporcionem um melhor atendimento.

A VPO é uma solução personalizada e altamente eficaz para a segurança do paciente, desenvolvida para facilitar o trabalho diário de profissionais da área de saúde. Os principais benefícios para os profissionais:

  • Permite monitoramento personalizado e centralizado 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Facilita uma rápida resposta em caso de ocorrência de eventos;
  • Fornece uma interface de fácil utilização que não interfere nas operações;
  • Otimiza a dedicação necessária da equipe de profissionais para monitorar pacientes.

Os principais benefícios para os pacientes:

  • Proporciona vigilância proativa 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Permite a atenção imediata da equipe médica em caso de necessidade;
  • Fornece cuidados não invasivos enquanto dedica uma maior atenção.

Para fornecer notificações em tempo real sobre a atividade de monitoramento dos pacientes, a VPO utiliza placas aceleradoras Xilinx Alveo™ que possibilitam realizar a detecção de eventos de aprendizagem da máquina durante a transmissão de vídeo de cada leito de UTI. A ferramenta tem um tempo de resposta de latência super baixa, fazendo com que seja um diferencial em relação a outras soluções e propicia escalonamento para maior benefício do hospital.

“O conhecimento do InCor sobre o sistema de saúde brasileiro combinado com a plataforma Xilinx FPGA Alveo™, a everis Brasil e a experiência da NTT Disruption em inovar com tecnologias voltadas para projetos disruptivos, tornaram possível a VPO”, disse Fernando Apezteguía, Head de Saúde da NTT Disruption.

Os resultados da eficácia desta solução serão analisados durante este projeto, o que vai possibilitar um grande impacto no atendimento ao paciente, na segurança e em eficiência, ao mesmo tempo em que diminui a tensão e o estresse dos profissionais.

Market21 Comunicação & Marketing

You may be interested

Inteligência Artificial reduz tempo de atendimento ao cliente em 70%
Octadesk
65 Vizualizações
Octadesk
65 Vizualizações

Inteligência Artificial reduz tempo de atendimento ao cliente em 70%

Publicação - 20 de setembro de 2024

Imagine uma operação com mais de 30 atendentes, onde grande parte do time está em processo de aprendizado, e a empresa precisa capacitá-los rapidamente, sem impactar a…

4º episódio da segunda temporada do IcatuCast promove debate
Icatu Seguros
77 Vizualizações
Icatu Seguros
77 Vizualizações

4º episódio da segunda temporada do IcatuCast promove debate

Publicação - 20 de setembro de 2024

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o seguro de vida registrou um crescimento de 15,2% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do…

Empresas e negócios estão seguros de queimadas e incêndios?
Artigo
68 Vizualizações
Artigo
68 Vizualizações

Empresas e negócios estão seguros de queimadas e incêndios?

Publicação - 20 de setembro de 2024

Nos últimos 40 anos, quase 1/4 do território brasileiro pegou fogo. As ocorrências de queimadas e incêndios florestais vêm batendo recordes históricos de frequência e severidade, afetando…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin