Setembro é o mês da conscientização no combate ao suicídio, estimulando a prevenção e promoção da saúde mental. No momento atual, sensações como o medo do vírus desconhecido, a facilidade do contágio, o longo período de isolamento e dificuldades diversas podem gerar dúvidas e inseguranças tornando fatores desencadeantes para situações adversas da saúde mental.
Atenta aos diversos fatores externos que influenciam na saúde mental, a Omint desenvolveu e aplica desde 2015 o Programa de Saúde Emocional nas companhias parceiras, apoiando os RHs a propagarem a prevenção da saúde mental aos seus colaboradores, por meio do processo de fortalecimento da saúde emocional e que busque a conscientização dos fatores e níveis de estresse na vida dos participantes e, principalmente, como combate-los. Por meio da ótica de que saúde é um conjunto de atributos físicos, mentais e sociais, a companhia identifica casos que necessitam de acompanhamento específico e busca desmistificar a saúde mental para as pessoas nos ambientes de trabalho, mostrando o quanto ela gera um impacto direto na produtividade e bem-estar de todos.
Cerca de 11 profissionais da Omint garantem toda a estrutura e acolhimento necessários. Atualmente, há 389 pessoas participando do Programa Saúde Emocional da Omint, e os impactos têm sido positivos: no primeiro semestre deste ano, o programa teve 90% de frequência, com redução de 47% do nível de estresse. Além disso, o Núcleo de Saúde e Prevenção da Omint (NUSP) disponibiliza às empresas clientes da companhia encontros virtuais com dicas e ações preventivas às empresas e seus colaboradores, por meio de uma rede de acolhimento e reconhecimento, com o objetivo de contribuir com a saúde mental durante o isolamento social e até mesmo na identificação precoce de questões intensificadas pelo período. Ao todo, mais de 60 empresas participaram e 4000 pessoas foram impactadas.
Quarta onda da pandemia
Segundo Dra. Yara Azevedo Prandi, psiquiatra credenciada Omint, uma possível nova onda está se formando dentro da pandemia do coronavírus: a emergência de saúde mental é mais uma das consequências da atual crise. “A primeira onda foi a pandemia em si e suas mortes imediatas. A segunda, a superlotação e o colapso dos serviços de saúde. Já a terceira etapa diz respeito ao agravamento de quadros de pacientes com doenças crônicas e a superlotação dos hospitais. Agora, a quarta onda é uma epidemia de doença mental. Pessoas que nunca tinham adoecido começam a ter sintomas, principalmente de ansiedade e depressão, muitas vezes, motivadas pelo cenário atual”, explica Dra. Yara.
Sintomas, encaminhamento médico e tratamento
De acordo com a especialista, é importante observar cada mudança no corpo ou sintoma como tristeza profunda, distúrbios do sono, pensamentos negativos, desinteresse e apatia, baixa autoestima, desleixo com a aparência, dores físicas, irritabilidade, choro frequente, falta de vontade de fazer atividades simples, mudanças comportamentais bruscas e rejeição a determinados assuntos. “Tudo isso leva a estados de depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e abuso de álcool ou outras substâncias. Nessas situações, é indicado o encaminhamento a um psiquiatra que, por ser um médico, pode traçar um diagnóstico e protocolo de tratamento para as questões detectadas”, afirma.
Por fim, a psiquiatra orienta que a educação e o acolhimento sejam parte do primeiro passo preventivo. “Ao receber ajuda ou oferta de socorro diante de uma crise, podemos reverter a situação. A Omint, por exemplo, disponibiliza a Central de Atendimento e o Dr. Omint Digital, plataforma de orientação médica por videoconferência, que colocam à disposição do cliente um médico da rede credenciada apto a prestar orientações médicas de forma simples e conveniente”, conclui.
Edelman
You may be interested

Educação digital é o maior desafio para ampliar proteção cibernética nas empresas
Publicação - 25 de junho de 2026A rápida evolução da inteligência artificial, o crescimento dos ataques cibernéticos e a necessidade de ampliar a proteção das pequenas e médias empresas dominaram os debates do…

Corretores passam a contar com opção de seguro para caminhões sem limite de idade
Publicação - 25 de junho de 2026O envelhecimento da frota brasileira de caminhões é um dos principais desafios enfrentados pelo transporte rodoviário de cargas. Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), a…

“Não desista, porque o resultado vai vir”, no episódio do Papo de especialista
Publicação - 25 de junho de 2026A MAG Seguros lançou mais um episódio do Papo de Especialista, videocast que abre espaço para que profissionais em proteção financeira compartilhem experiências, estratégias de negócios e…
Mais desta categoria

Tokio Marine fortalece estratégia em Minas Gerais com encontro regional
Publicação - 25 de junho de 2026
Porto Seguro reduz em 29% os contatos relacionados a processos de sinistro
Publicação - 25 de junho de 2026










