A Europ Assistance Brasil (EABR), líder em soluções de serviços e assistências, vem investido ao longo dos anos no fortalecimento do papel feminino no mercado corporativo. Composta por 70% de mulheres, a companhia dá mais um importante passo para a contribuição do empoderamento feminino no mercado de trabalho ao tornar-se uma das 300 empresas signatárias da ONU Mulheres Brasil – uma célula da Organização das Nações Unidas criada em 2010 a fim de promover a defesa dos direitos humanos das mulheres.
Todo o trabalho desenvolvido sob as diretrizes e a metodologia da ONU Mulheres tem como foco atingir a igualdade de gênero com medidas que façam uma reparação histórica à maneira como as mulheres foram mantidas à margem das decisões e protagonismo da sociedade ao longo dos anos e que tem consequências que se perpetuam até hoje.
Até 1933 as mulheres brasileiras não tinham direito ao voto no país e até 1962 as casadas eram tuteladas pelos seus maridos, sem direito ao CPF e decisão sobre suas próprias vidas, conforme explica Cláudia Lourenço, diretora de Recursos Humanos da Europ Assistance Brasil.
“Historicamente, isso ainda é muito recente e deixa marcas, reforça preconceitos e afasta mulheres do mercado de trabalho. É por isso que precisamos promover medidas que ajudem, de alguma maneira, a reparar esse tempo em que a sociedade excluía mulheres”, completa.
O documento é mais um reconhecimento aos esforços que têm sido realizados pela companhia para promover a equidade de gênero. “Essa parceria com a ONU Mulheres vem ao encontro dos valores da nossa empresa. Diversidade e Inclusão são temas recorrentes na EABR e, ao longo dos anos, temos adotado práticas de equidade de gênero, desenvolvimento e valorização das mulheres”, explica a executiva.
A companhia acredita que as medidas que são tomadas em favor do empoderamento das mulheres são benéficas para a sociedade como um todo, ajudando a expandir horizontes e implementar ideias novas. Abaixo, conheça um pouco mais sobre as iniciativas da ONU Mulheres ao longo dos últimos dez anos e que agora foram endossadas e adotadas pelas empresas Europ Assistance Brasil e CEABS Serviços (empresa do grupo):
• Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Cedaw, 1979): considerada a carta de direitos humanos das mulheres, com força de lei no marco legal brasileiro.
• Declaração e Plano de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (Cairo, 1994): importante pela definição do conceito de saúde reprodutiva, incluindo metas de redução de morte materna e infantil.
• Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Convenção Belém do Pará, 1994): determina a violência contra as mulheres como violação de direitos humanos e manifestação das relações de poder historicamente desiguais entre mulheres e homens.
• Declaração e Plataforma de Ação de Pequim (1995): define o conceito de gênero para a agenda internacional e representa um consenso dos Estados-Membros da ONU com um compromisso mínimo com os direitos humanos das mulheres.
• Declaração e Plano de Ação de Durban (2001): instrumento internacional voltado ao enfrentamento ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e intolerâncias correlatas.
• Declaração dos Povos Indígenas (2007): documento sobre os direitos dos povos originários, com reconhecimento à diversidade étnica e à riqueza das civilizações e culturas indígenas.
Ketchum Comunicação
You may be interested
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…
MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
Publicação - 21 de novembro de 2024A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…
Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Publicação - 21 de novembro de 2024A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…