O ensino de negócios e seguros no Brasil contará, em breve, com o que há de mais avançado em termos de tecnologia educacional. A ENS irá lançar, até o final de junho, a primeira Sala do Futuro da América Latina, que será instalada na unidade de São Paulo.
Criada pela multinacional Mashme, a Sala do Futuro está presente em algumas das principais instituições de ensino e escolas de negócios do mundo, entre elas University of Oxford, Georgia State University, New York University, Colorado State University, Queen´s University, Santander Corporate University e Universidad Madrid.
O projeto conta com telas de altíssima resolução e software de controle online e tempo real de última geração. O ambiente terá capacidade para reunir até 70 alunos, sendo 40 a distância e 30 presenciais. Dessa forma, as aulas poderão ser realizadas nas duas modalidades de ensino.
A proposta é oferecer uma experiência ampla e detalhada obtida por meio do uso de duas câmeras de alta resolução. Os alunos remotos têm a sensação de estar dentro da sala com o professor e os demais colegas, que assistem à sessão in loco. Com isso, é possível estimular o trabalho colaborativo entre todos, seja em grupos ou respondendo a perguntas, pesquisas de opinião e testes individuais.
Reconhecimento facial
A plataforma permite a análise de todas as ações que ocorrem durante a aula por meio de processamento de dados e imagens. Um dos recursos mais avançados é o sistema de reconhecimento facial, que capta as expressões dos alunos e identifica se eles estão atentos, interagindo, compreendendo o que está sendo ensinado. Isso possibilita que o docente adote estratégias motivacionais quando considerar necessário. A Sala do Futuro conta ainda com simulações em tempo real e robôs interativos.
De acordo com o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, o objetivo é aprofundar o ensino personalizado e oferecer um método único para os alunos. “Teremos uma tecnologia que permite uma experiência de excelência e pode levar o aluno, por exemplo, a explorar uma plataforma de petróleo ou para dentro de um livro de história”, destaca o executivo.
O presidente da ENS, Robert Bittar, afirma que a Sala do Futuro chega para atender não somente às demandas de ensino da própria Escola, mas para conectar toda a indústria de seguros e segmentos correlatos. “É um avanço sem precedentes para o nosso setor e outros que com ele interagem, pois poderemos promover encontros com pessoas dos mais distintos e remotos locais, com absoluta fluidez, interatividade e excelência audiovisual”.
Em decorrência do isolamento provocado pela pandemia do novo coronavírus, a Sala do Futuro ainda não tem data definida para lançamento. O início das atividades será anunciado oportunamente, sempre respeitando as orientações dos governos e órgãos de saúde.
Boletim Informativo da ENS nº 706
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…