00:00:00
19 Sep

Excelência em sinistros – a importância da agilidade no atendimento

6 de fevereiro de 2020
580 Visualizações

No mercado de seguros, sinistro refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material, representando a materialização do ‘produto vendido’, o que impacta nos resultados das seguradoras. Já para alguns executivos do setor, o sinistro é a ‘materialização da venda de uma promessa’.

O fato é que quando ocorre um sinistro, o segurado precisa ser indenizado da forma mais rápida possível. Pela lei, as seguradoras têm um prazo de 30 dias para se posicionar sobre um pedido de indenização, a partir da entrega dos documentos necessários para a análise.

Porém, 30 dias é um prazo em que muita coisa pode acontecer. E dependendo da situação, o segurado talvez realmente não possa esperar tudo isso. Graças a tecnologia, o mundo ficou mais dinâmico, diminuindo distâncias e amplificando o volume de contatos.

Para se ter uma ideia, em apenas 24 horas, 30 bilhões de mensagens são trocadas no WhatsApp; 3,5 bilhões de pesquisas são realizadas no Google; um bilhão de horas de vídeo são assistidas no YouTube; a maior loja virtual do mundo, a Amazon, vende R$ 938 milhões; 500 milhões de tweets são postados no Twitter; 73 milhões de downloads são realizados na AppStore; e três milhões de corridas são realizadas pelo Uber.

Como pode-se perceber, se muita coisa acontece em apenas um dia, como esperar 30 para receber o valor da reparação de um dano? O mundo evoluiu, como um todo, e o mercado de seguros também. Apesar de ainda ser ‘lei’, de maneira geral, o mercado segurador busca trabalhar com um prazo reduzido para a indenização dos sinistros.

Hoje as seguradoras buscam resolver um sinistro no menor prazo possível. E para que isso aconteça, investe-se cada vez mais em coisas que façam a diferença, como ter uma equipe dedicada para o atendimento (seja interna ou terceirizada); padrões de atendimento pré-estabelecidos para os diferentes tipos de ocorrência; simplificação da documentação necessária para análise; e claro, sistemas integrados de gestão do processo.

Não por acaso, já é possível fazer regulação de sinistros em questão de minutos. Alguns, especialmente aqueles sem complexidade, chegam a ser pagos em questão de horas. Aqui na Argo Seguros, por exemplo, atualmente contamos com um sistema que permite o aviso online do sinistro, diminuindo muito o tempo para que tudo se resolva no menor prazo possível e para que o segurado tenha a melhor experiência em sua relação com a seguradora. Os tempos mudaram, literalmente!

Por Rafael Fragnan, diretor de Sinistros na Argo Seguros

Agência Pauta Vip – Comunicação empresarial

You may be interested

Ituran é considerada a melhor empresa de monitoramento veicular
Ituran
53 Vizualizações
Ituran
53 Vizualizações

Ituran é considerada a melhor empresa de monitoramento veicular

Publicação - 18 de setembro de 2024

A Ituran Brasil, autotech líder global em monitoramento veicular, foi novamente reconhecida com o prêmio MESC (Melhores Empresas em Satisfação do Consumidor). A iniciativa é promovida pelo…

Universal Assistance e canal Woohoo firmam parceria
Universal Assistance
42 Vizualizações
Universal Assistance
42 Vizualizações

Universal Assistance e canal Woohoo firmam parceria

Publicação - 18 de setembro de 2024

A Universal Assistance, marca de seguro viagem do Grupo Zurich na América Latina, anunciou nova parceria com o canal de TV por assinatura Woohoo, referência em esportes…

CAPEMISA Seguradora está entre as maiores empresas do Brasil
Capemisa Seguradora
51 Vizualizações
Capemisa Seguradora
51 Vizualizações

CAPEMISA Seguradora está entre as maiores empresas do Brasil

Publicação - 18 de setembro de 2024

A CAPEMISA Seguradora reforça seu papel em ampliar sua missão em cuidar da vida das pessoas e foi eleita, pelo Valor 1000, no 25º lugar geral do…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Novo portal da MAPFRE facilita a gestão de apólices
Mapfre
63 Vizualizações
63 Vizualizações

Novo portal da MAPFRE facilita a gestão de apólices

Publicação - 18 de setembro de 2024
Seguro obrigatório para embarcações
CNseg
56 Vizualizações
56 Vizualizações

Seguro obrigatório para embarcações

Publicação - 18 de setembro de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin