00:00:00
07 Jan

BB Seguros participa de projeto-piloto de práticas sustentáveis

18 de novembro de 2025
136 Visualizações

A BB Seguros participa do projeto-piloto do ZARC-NM, iniciativa inédita do Ministério da Agricultura e da Embrapa que integra sustentabilidade à política de subvenção do seguro rural. O piloto, que será apresentado na COP30, aplica critérios de manejo e conservação do solo à precificação do seguro, marcando um novo passo na adaptação do agro brasileiro às mudanças climáticas.

O piloto busca testar um modelo inovador, com potencial para representar um avanço para o seguro rural ao atrelar percentuais de subvenção diferenciado à depender da adoção de práticas agrícolas sustentáveis, na concessão de apoio financeiro aos produtores, estimulando práticas sustentáveis e aumentando a resiliência das lavouras.

“Participar desse projeto reforça nosso compromisso com a inovação e o fortalecimento do seguro rural como instrumento de sustentabilidade e gestão de risco. Valorizamos o produtor que investe em boas práticas de manejo, contribuindo para a resiliência produtiva e financeira do campo”, afirma Rodrigo Curi, Superintendente Executivo Técnico da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

O piloto envolve a coleta e validação de dados de solo e sensoriamento remoto, classificando as áreas e e aplicando percentuais de subvenção diferenciado a depender do manejo, que varia de 1 à 4 e foi conduzido em parceria com uma cooperativa paranaense, operador de sensoriamento remoto e uma startup de tecnologia agrícola.

A metodologia do ZARC-NM, desenvolvida pela Embrapa, classifica áreas agrícolas em quatro níveis de manejo, considerando várias variáveis para sua determinação, tais como: semeadura em contorno, anos de revolvimento do solo, saturação por alumínio, teor de cálcio e diversificação de cultura. O objetivo é testar se práticas mais sustentáveis se traduzem em menor risco e, portanto, em condições mais favoráveis de seguro e subvenção.

O piloto, em desenvolvimento na safra 2025/26 da soja no Paraná, busca avaliar o potencial de um modelo de subvenção vinculado a práticas de manejo sustentável, que poderá subsidiar futuras políticas públicas e contribuir para a adaptação climática no agro.

Os executivos da Brasilseg vão destacar o projeto durante a COP 30, na programação da Casa do Seguro, espaço criado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) para discutir temas do setor de seguros e mudanças climáticas.

FSB Comunicação

You may be interested

86% dos consumidores priorizam marcas que demonstram cuidado genuíno
Zurich Seguros
96 Vizualizações
Zurich Seguros
96 Vizualizações

86% dos consumidores priorizam marcas que demonstram cuidado genuíno

Publicação - 6 de janeiro de 2026

A empatia é um valor central para os consumidores brasileiros. De acordo com o estudo global "Addressing the Empathy Gap", realizado pela Zurich Insurance Group em parceria…

Odontoprev conquista mais de 12 premiações em 2025
OdontoPrev
112 Vizualizações
OdontoPrev
112 Vizualizações

Odontoprev conquista mais de 12 premiações em 2025

Publicação - 6 de janeiro de 2026

Com 38 anos de história, a Odontoprev chega ao final de 2025 com muitos motivos para comemorar e alguns deles estão relacionados com as premiações que a…

Prudential do Brasil anuncia renovação à tenista Bia Haddad
Prudential do Brasil
110 Vizualizações
Prudential do Brasil
110 Vizualizações

Prudential do Brasil anuncia renovação à tenista Bia Haddad

Publicação - 6 de janeiro de 2026

A Prudential do Brasil anuncia a renovação do patrocínio à tenista brasileira Bia Haddad Maia, um dos maiores nomes do tênis feminino mundial. A parceria entre a…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin