00:00:00
08 Jan

Seguros Unimed anuncia compromisso para compensar mais de 500 toneladas de CO2

17 de novembro de 2025
171 Visualizações

A Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, anunciou durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém (PA), apoio ao Programa de Patrocínio e Monitoramento de RPPN (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), para compensar mais de 500 toneladas de CO₂ por ano. O aporte foi planejado para um período de três anos, em parceria inédita com a Fundação Biodiversitas e a startup brasileira 6BIOS, que faz controle ambiental de alta precisão por satélite e verificação independente de instituição de acreditação internacional. A formalização da parceria foi feita na última sexta-feira (14) na Casa do Seguro da CNSeg, conhecida como Embaixada do Seguro na COP30.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é quem define as regras para a gestão das áreas protegidas no país, instituída pela Lei 9.995/2000. A RPPN, categoria privada dentro do sistema, permite a adesão voluntária de empresas e da sociedade à preservação da biodiversidade brasileira. A Seguros Unimed tem a honra de participar deste projeto que é pioneiro e anunciar a iniciativa num evento de relevância internacional, com objetivo de atrair a atenção para emergência climática. O mais importante é que o programa é replicável e pode ser adotado por outras empresas que queiram contribuir para a preservação”, afirma Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed.

Histórico ambiental – A iniciativa reforça o compromisso da Seguros Unimed com a governança ambiental e o apoio às comunidades locais envolvidas nos projetos. Parceira da Fundação Biodiversitas desde março de 2019, a seguradora apoia quatro importantes reservas de proteção permanente: Mata do Sossego, Mata do Passarinho, Ninho da Tartaruga e Estação Biológica de Canudos, áreas que abrigam espécies ameaçadas e desempenham papel essencial na recuperação de ecossistemas brasileiros. A Biodiversitas é responsável pelas primeiras Listas Vermelhas de Espécies Ameaçadas do Brasil. Um dos destaques é o Programa Permanente de Proteção da Arara-Azul-de-Lear. A espécie, que nos anos 1990 contava com apenas 60 indivíduos, hoje soma cerca de 2.500, segundo o censo mais recente.

A colaboração também contempla a preservação do entufado-baiano e de mais de 300 espécies de aves que habitam a Mata do Passarinho, um dos últimos remanescentes florestais do Vale do Jequitinhonha, na divisa entre Minas Gerais e Bahia.

No caso da seguradora, as emissões estão ligadas diretamente ao uso de veículos e, indiretamente, ao deslocamento de colaboradores, transporte de serviços, cadeia de valor e resíduos da operação. “Nosso esforço está muito alinhado com o aquilo que a Seguros Unimed acredita e ao pilar do cooperativismo, que se preocupa com a comunidade, com o desenvolvimento local e com o meio ambiente”, destaca o presidente da Seguros Unimed.

“Este modelo de compensação de carbono foi desenhado para ser aplicável, acessível e replicável, permitindo que qualquer organização contribua com transparência e resultados reais para a conservação da biodiversidade. Cada iniciativa conta para preservar a vida no planeta e enfrentar as mudanças climáticas”, finaliza o presidente da Seguros Unimed.

FSB Comunicação

You may be interested

Nova lei reforça práticas já consolidadas
Pottencial Seguradora
71 Vizualizações
Pottencial Seguradora
71 Vizualizações

Nova lei reforça práticas já consolidadas

Publicação - 7 de janeiro de 2026

A Lei 15.040/24, sancionada em dezembro de 2024 e que entrou em vigor no final do ano inaugura oficialmente um novo marco legal para o mercado de…

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens
Allianz
101 Vizualizações
Allianz
101 Vizualizações

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens

Publicação - 7 de janeiro de 2026

Uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, a Allianz apresenta novidades na edição 2026 do Alliadoz, seu principal programa de relacionamento…

O desafio silencioso da saúde mental corporativa
Lockton Brasil
86 Vizualizações
Lockton Brasil
86 Vizualizações

O desafio silencioso da saúde mental corporativa

Publicação - 7 de janeiro de 2026

Durante muito tempo, o tema da saúde mental foi tratado como um tabu dentro das organizações. Falava-se em produtividade, metas, desempenho, mas raramente em exaustão, ansiedade ou…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin