00:00:00
08 Jan

Porto reforça adaptação climática durante a COP30

5 de novembro de 2025
227 Visualizações

A escolha do Brasil como sede da COP30 confere um protagonismo inédito ao país e, especialmente, ao mercado financeiro e de seguros na agenda global. Reconhecendo que a crise climática exige ação imediata, a Porto se une a outros líderes do segmento em Belém para impulsionar o debate sobre mitigação e adaptação climática. A companhia será uma das dez empoderadoras da Casa do Seguro, um espaço estratégico liderado pela CNseg, que reúne o mercado para discutir e promover soluções voltadas à sustentabilidade e à gestão dos riscos climáticos.

A companhia chega à COP30 com sua nova estratégia de sustentabilidade, Regenera, em pleno destaque. O plano estabelece metas para 2030, incluindo a redução de 40% das suas emissões diretas absolutas de gases de efeito estufa, a garantia de 100% de abastecimento de sua operação com energia renovável e a comercialização de R$ 13 bilhões em produtos com atributos sustentáveis e de impacto positivo. A Porto também é pioneira entre as seguradoras brasileiras ao utilizar, com apoio da WayCarbon, a metodologia PCAF (Partnership for Carbon Accounting Financials), que serviu como base para estruturar o plano de descarbonização da Cia.

“A participação da Porto na Casa do Seguro reforça nossa convicção de que o mercado segurador deve assumir um papel protagonista no enfrentamento da crise climática. Acreditamos que o progresso só é possível quando é coletivo, e estamos preparados para contribuir com ideias, dados e experiências que fortalecem o debate e ampliam a capacidade de ação conjunta do setor”, pontua Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura da Porto.

Porto na Casa do Seguro – 17 de outubro

Durante a Conferência, a Casa do Seguro, localizada na Green Zone, sediará uma programação estratégica. No período da manhã, os empoderadores realizarão ciclos de debates focados em inovação, sustentabilidade e gestão de riscos, destacando avanços técnicos e operacionais. A Porto se apresentará no dia 17 de outubro, das 10h00 às 12h30, trazendo dois painéis:

Painel 1 – “O processo de contabilização e mitigação de emissão de GEE no setor de seguro: caso da utilização do PCAF no Brasil”

O primeiro debate abordará os desafios do setor na mensuração de suas emissões e apresentará um estudo de caso sobre as metodologias adotadas para calcular as emissões seguradas. A moderadora Claudia Prates, Diretora de Sustentabilidade da CNseg, conduzirá o debate com a participação de:

  • Patrícia Coimbra, Diretora de Gente e Cultura da Porto
  • Butch Bacani, Líder Global de Seguros da UNEP-FI
  • Bruna Araújo, Gerente de Finanças Sustentáveis da WayCarbon

Serão discutidas as práticas inovadoras da Porto na mensuração das emissões e seu impacto nas estratégias de adaptação e nos produtos oferecidos aos clientes. Também será destacado o pioneirismo da companhia no cálculo das emissões seguradas utilizando a metodologia PCAF, além da parceria com a WayCarbon para o desenvolvimento de um plano de descarbonização.

Painel 2 – “O Papel do Mercado Financeiro para a Adaptação Climática: Oportunidades, Desafios e Impacto na Economia Brasileira”

Moderado por Denise Hills, Conselheira Independente e representante da Porto e da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o painel reunirá especialistas do setor financeiro e segurador para discutir as oportunidades e os desafios de mobilizar o mercado para enfrentar as mudanças climáticas. Participarão do debate:

  • Patrícia Chacon, COO da Porto Seguro
  • Luciana Nicola, Diretora de Sustentabilidade do Itaú
  • Entre outros convidados

As discussões focarão em como o setor financeiro pode ser protagonista no enfrentamento da crise climática, mobilizando capital privado e fornecendo soluções e produtos com impacto socioambiental positivo.

A Casa do Seguro está localizada na Travessa Alferes Costa, 2828, no bairro Pedreira, em Belém (PA). Para acompanhar os painéis e participar da programação, é necessário realizar a inscrição pelo link.

Outros debates

Os executivos da Porto também participarão de discussões mediadas por outras organizações. No dia 11/11, Viviane Pereira, gerente de Sustentabilidade da Porto, participará do painel “Do risco à resiliência: O papel do seguro na ação climática”, que será realizado no Pavilhão de Portugal, às 11h15. O espaço apresentará o plano de atividades do ICCC e incluirá uma discussão sobre a importância e as oportunidades do setor de seguros na promoção da ação climática.

Daniel Morroni, diretor da Porto Serviço, estará presente no Fórum Automotiva & Seguros, realizado pela CNseg e pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), no dia 13/11, também na Casa do Seguro, com foco em economia circular e descarbonização da cadeia automotiva.

O debate ocorrerá às 16h30 e será uma oportunidade para destacar o trabalho da Renova Ecopeças, empresa do Grupo Porto, pioneira no mercado de reciclagem e reaproveitamento de peças automotivas, que completou 12 anos de operação em 2025. Nesse período, a Renova reciclou mais de 30 mil veículos, 37 mil toneladas de aço e mais de 24 mil pneus, além de comercializar mais de 1 milhão de peças e dar o destino adequado a mais de 11 mil baterias.

Ainda no dia 17/11, às 14h25, Patrícia Chacon, COO da Porto Seguro, participará de um debate realizado pelo Pacto Global – Rede Brasil da ONU. O painel “Narrativas que Transformam: Comunicação, Marcas e o Desafio Climático” ocorrerá na FIEPA e será moderado por Iara Cardoso, CEO do Grupo Storm, com a participação do jornalista Ernesto Paglia. O espaço destacará o lançamento do documentário “Caça Tempestades – Amazônia”, projeto apresentado pela Porto.

PROS Comunicação

You may be interested

Nova lei reforça práticas já consolidadas
Pottencial Seguradora
71 Vizualizações
Pottencial Seguradora
71 Vizualizações

Nova lei reforça práticas já consolidadas

Publicação - 7 de janeiro de 2026

A Lei 15.040/24, sancionada em dezembro de 2024 e que entrou em vigor no final do ano inaugura oficialmente um novo marco legal para o mercado de…

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens
Allianz
101 Vizualizações
Allianz
101 Vizualizações

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens

Publicação - 7 de janeiro de 2026

Uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, a Allianz apresenta novidades na edição 2026 do Alliadoz, seu principal programa de relacionamento…

O desafio silencioso da saúde mental corporativa
Lockton Brasil
86 Vizualizações
Lockton Brasil
86 Vizualizações

O desafio silencioso da saúde mental corporativa

Publicação - 7 de janeiro de 2026

Durante muito tempo, o tema da saúde mental foi tratado como um tabu dentro das organizações. Falava-se em produtividade, metas, desempenho, mas raramente em exaustão, ansiedade ou…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin