A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) firmaram nesta terça-feira, 14 de outubro uma parceria estratégica para fortalecer a qualidade da educação de crianças e adolescentes no Brasil e promover habilidades fundamentais para a transição para o mundo do trabalho, com foco na temática da educação financeira.
A colaboração, que se estenderá até dezembro de 2026, utilizará as plataformas dos programas Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) e Um Milhão de Oportunidades (1MiO) do UNICEF para atuar em 7 territórios prioritários: Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.
As entidades reconhecem que o pleno desenvolvimento de meninas e meninos inclui, necessariamente, a oferta de currículos ricos em experiências pedagógicas que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades cruciais para a transição positiva da escola para o mundo do trabalho. O desenvolvimento dessas competências e habilidades é fator fundamental para romper com ciclos de exclusão, principalmente de estudantes em situação de maior vulnerabilidade, muitos dos quais estão em situação de fracasso escolar.
O principal objetivo da aliança entre a CNseg e a UNICEF é investir na permanência de meninas e meninos na escola e promover o desenvolvimento de habilidades e competências que permitam aos estudantes reconstruir suas trajetórias escolares e conectar seus projetos de vida a um futuro financeiramente mais seguro – o que significa promover autonomia e segurança econômica para que adolescentes e jovens tomem decisões financeiras seguras, pratiquem o consumo consciente, elaborarem um planejamento financeiro pessoal e exerçam sua cidadania financeira.
Para o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, a parceria tem um objetivo fundamental: ir além dos muros da escola para garantir que nossos jovens construam um futuro sólido.
“Não se trata apenas de assegurar a permanência de meninas e meninos em sala de aula, mas de equipá-los com as habilidades e competências essenciais para a vida adulta. Nosso foco é a Educação Financeira. Queremos que esses estudantes consigam, de fato, conectar seus projetos de vida a um futuro financeiramente mais seguro“, destacou.
“O UNICEF atua no Brasil para fortalecer o direito de cada criança e adolescente a uma educação de qualidade, que se traduza em oportunidades. O investimento nas iniciativas Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) e Um Milhão de Oportunidades (1MiO), em parceria com um ator chave como a CNseg, é uma sinergia poderosa que nos permite contribuir para o país ter para uma educação de cada vez mais qualidade, equitativa, inclusiva e protetiva e oferecer aos estudantes as ferramentas reais para a transição para o mundo do trabalho, incluindo a educação financeira” afirma Joaquin Gozález-Aleman, representante do UNICEF no Brasil.
Neste primeiro ano da parceria, a colaboração prevê o lançamento de uma trilha formativa sobre educação financeira para professores a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de uma jornada formativa para adolescentes e jovens sobre educação financeira, além da mobilização do Distrito Federal e 6 estados para que implementem a temática da educação financeira em seus currículos de forma integrada à elaboração do projeto de vida dos estudantes.
Para garantir que o conteúdo seja relevante e prático, o projeto envolverá a escuta de professores, gestores e estudantes na construção e validação da jornada formativa sobre educação financeira.
Assessoria de Imprensa CNseg
Foto: Joaquin Gozález-Aleman – Representante do UNICEF no Brasil e Dyogo Oliveira – presidente da CNseg
You may be interested

Nova lei reforça práticas já consolidadas
Publicação - 7 de janeiro de 2026A Lei 15.040/24, sancionada em dezembro de 2024 e que entrou em vigor no final do ano inaugura oficialmente um novo marco legal para o mercado de…

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens
Publicação - 7 de janeiro de 2026Uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, a Allianz apresenta novidades na edição 2026 do Alliadoz, seu principal programa de relacionamento…

O desafio silencioso da saúde mental corporativa
Publicação - 7 de janeiro de 2026Durante muito tempo, o tema da saúde mental foi tratado como um tabu dentro das organizações. Falava-se em produtividade, metas, desempenho, mas raramente em exaustão, ansiedade ou…
Mais desta categoria



Faturamento na Diretoria de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine
Publicação - 7 de janeiro de 2026









