00:00:00
30 Jan

Longevidade exige planejamento financeiro

3 de outubro de 2025
212 Visualizações

O Brasil está envelhecendo. De acordo com o Censo 2022, mais de 32,1 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, o que representa quase 16% da população. A expectativa de vida também voltou a crescer, alcançando 76,4 anos, segundo o IBGE. Esse cenário reflete avanços importantes em saúde e qualidade de vida, o que reforça o valor de temas como autonomia, segurança financeira e bem-estar.

No mês de outubro, que marca a celebração internacional da pessoa idosa, o debate sobre como garantir que esse envelhecimento aconteça com qualidade de vida e preparo ganha mais relevância.

Essa transformação populacional tem impactos diretos na dinâmica do país. O envelhecimento não é apenas um dado demográfico, mas um fator importante de transformação econômica e social”, avalia Alessandro Malavazi, superintendente sênior da Bradesco Vida e Previdência.

Com essa mudança, cresce também a valorização do cuidado preventivo e do planejamento de longo prazo. Nesse contexto, o seguro de vida passa a ser percebido como parte dessa estratégia. Além da proteção financeira tradicional, os produtos atuais oferecem coberturas que garantem suporte em vida, como nos casos de diagnóstico de doenças graves, a exemplo de câncer, infarto, AVC, Alzheimer e insuficiência renal. O acesso a esses recursos em momentos delicados contribui para reduzir o impacto emocional e financeiro de situações inesperadas.

Envelhecer com qualidade vai além do que viver por mais tempo. É necessário ter segurança, autonomia e suporte nas etapas em que o corpo muda e a vulnerabilidade cresce. O seguro de vida se torna um parceiro nessa trajetória, oferecendo serviços que protegem a pessoa e cuidam do presente e do futuro”, pontua Malavazi.

Outros serviços também vêm sendo incorporados às apólices, como telemedicina, orientação nutricional e psicológica. A ampliação dessa rede de proteção reflete uma visão mais abrangente sobre o papel do seguro: um instrumento de apoio prático para lidar com os desafios da longevidade.

Uma geração que opta por viver de forma ativa hoje quer também proteção para momentos de vulnerabilidade. O seguro de vida moderno atende a esse desejo: vai além da indenização e oferece coberturas e assistências em vida, por meio de serviços que ajudam a lidar com imprevistos”, conclui Malavazi.

Edelman

You may be interested

IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Azos Insurtech
52 Vizualizações
Azos Insurtech
52 Vizualizações

IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor

Publicação - 30 de janeiro de 2026

Por anos, o avanço da inteligência artificial foi associado à substituição de postos de trabalho em setores intensivos em serviços. No mercado de seguros, porém, o movimento…

UCS promove encontro sobre liderança, sucessão e o futuro do corretor
UCS
58 Vizualizações
UCS
58 Vizualizações

UCS promove encontro sobre liderança, sucessão e o futuro do corretor

Publicação - 30 de janeiro de 2026

A União dos Corretores de Seguros (UCS) abriu oficialmente o calendário de eventos de 2026 com um encontro especial do Trocando Ideias, realizado no dia 28 de…

Proposta para garantir mais estabilidade da renda no campo avança
Artigo
53 Vizualizações
Artigo
53 Vizualizações

Proposta para garantir mais estabilidade da renda no campo avança

Publicação - 30 de janeiro de 2026

A ocorrência de eventos climáticos extremos vem impactando a vida no campo, transformando a percepção de riscos dos produtores rurais. Diante do avanço da degradação do capital…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin