00:00:00
02 Feb

ANS inclui tratamentos para lúpus no rol de coberturas obrigatórias

17 de setembro de 2025
243 Visualizações

Em reunião na segunda-feira, 15/9, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a inclusão de dois medicamentos para o tratamento de lúpus no Rol de Procedimentos em Eventos em Saúde, tornando obrigatória a cobertura desses tratamentos para os beneficiários de planos de saúde a partir de 3/11/2025.

Os medicamentos que passarão a ser cobertos são: anifrolumabe e belimumabe, indicados ao tratamento do lúpus eritematoso sistêmico para pacientes adultos que apresentam frequentes?episódios da doença, com alta incidência de sintomas, apesar do uso da terapia padrão.

O lúpus é uma doença autoimune, crônica e que causa diversos sintomas, com?quadros de inflamação que podem danificar tecidos e órgãos. Caso não seja controlado, o problema pode levar?os pacientes a se afastarem de suas atividades diárias com frequência, inclusive levando ao isolamento social.

O anifrolumabe e o belimumabe são as primeiras tecnologias a fazerem parte do rol com o objetivo exclusivo de tratar a doença. Em 2024, contudo, a ANS já havia incorporado às coberturas obrigatórias o belimumabe, mas para tratar pacientes com nefrite lúpica, uma complicação renal decorrente do lúpus.

Essas inclusões são muito significativas, pois o lúpus é uma doença complexa, que não tem cura. Se temos no país opções de medicamentos que possibilitam o controle da doença e que garantem uma boa qualidade de vida para o paciente, isso precisa estar disponível para o consumidor“, destacou o diretor-presidente da ANS, Wadih Damous.

Durante o processo de avaliação das tecnologias, a área técnica da Agência estimou que cerca de 2?mil pessoas que têm plano de saúde serão beneficiadas com os tratamentos que serão incorporados.

A decisão de incluir esses dois medicamentos para cobertura pelas operadoras representa um marco, pois traz esperança para milhares de pacientes. Essa medida reflete o compromisso da ANS em acompanhar a ciência, garantindo que os beneficiários tenham acesso a tratamentos seguros, modernos e eficazes, que são cruciais para o controle da doença, a prevenção de danos irreversíveis e a melhoria substancial da qualidade de vida. Essas incorporações reforçam a nossa missão de assegurar que a assistência à saúde seja não apenas acessível, mas também alinhada com as melhores práticas clínicas“, frisou a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Lenise Secchin.

Perfil do lúpus eritematoso sistêmico no Brasil

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o número de pessoas com lúpus eritematoso sistêmico no Brasil varia entre 150 mil e 300 mil pessoas. Contudo, os dados sobre a prevalência da doença no país não são exatos e há uma carência de estudos epidemiológicos para entender o real impacto da doença na população brasileira.

O problema afeta, principalmente, mulheres jovens, entre os 20 e os 45 anos. Embora o lúpus possa se manifestar em qualquer idade, é menos comum em crianças e idosos.

A manifestação e a gravidade dos sintomas podem variar entre os sexos. Por exemplo, homens com lúpus tendem a apresentar maior incidência de problemas renais. A incidência da doença também é maior em negros do que em brancos, tanto no Brasil quanto em outros países.

Diagnóstico

O diagnóstico do lúpus eritematoso sistêmico é complexo, pois não existe um único exame que confirme a doença. A identificação do problema é feita com base na análise de uma combinação de fatores, incluindo sintomas clínicos, histórico médico e exames laboratoriais. Por isso, é importante que o paciente?mantenha uma comunicação aberta com o médico sobre os seus sintomas.

Assessoria de Imprensa ANS

You may be interested

Zurich anuncia R$ 2 milhões destinados a Fundo de Catástrofes
Zurich Seguros
88 Vizualizações
Zurich Seguros
88 Vizualizações

Zurich anuncia R$ 2 milhões destinados a Fundo de Catástrofes

Publicação - 2 de fevereiro de 2026

As seguradoras Zurich Seguros, do Grupo Zurich, e a Zurich Santander, joint-venture fruto da parceria entre o Grupo Zurich e o Banco Santander, acabam de anunciar, por mais um…

CNseg figura entre as Top 5 no ranking Focus de curto prazo
CNseg
75 Vizualizações
CNseg
75 Vizualizações

CNseg figura entre as Top 5 no ranking Focus de curto prazo

Publicação - 2 de fevereiro de 2026

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) alcançou a 4ª posição no ranking Top 5 de Curto Prazo Anual (2025) do Boletim Focus, divulgado em janeiro de 2026…

Allianz apresenta Alliadoz aos corretores do RJ e do ES
Allianz Seguros
77 Vizualizações
Allianz Seguros
77 Vizualizações

Allianz apresenta Alliadoz aos corretores do RJ e do ES

Publicação - 2 de fevereiro de 2026

A Allianz Seguros começou o ano promovendo uma série de encontros nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo para apresentar a edição 2026 do Alliadoz, seu…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin