A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor de Supervisão Prudencial e de Resseguros, Carlos Queiroz, participou na última terça-feira (09) do V Seminário Jurídico do Sistema OCB, que teve como tema Direito Cooperativo em evolução: novas perspectivas tributárias e societárias. O evento aconteceu em Brasília, com transmissão ao vivo pelo Canal do Sistema OCB no YouTube.
O seminário reuniu profissionais do meio jurídico e contábil cooperativista para um dia de painéis e palestras com juristas, autoridades e especialistas do Direito Societário e Tributário brasileiro, com o objetivo de disseminar conhecimento e fortalecer a atuação jurídica e contábil das cooperativas.
O seminário foi aberto com a palestra magna do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Bôas Cueva, sobre Recuperação Judicial e a Exclusão dos Atos Cooperativos.
Na sequência, o diretor da Susep, Carlos Queiroz, juntamente com a advogada Angélica Carlini, participaram do painel que teve como tema os Aspectos Jurídicos e Societários do Cooperativismo de Seguros.
Ao falar sobre o processo de aprovação da Lei Complementar nº 213/2025, Carlos Queiroz ressaltou que o cooperativismo, ao longo do processo legislativo, demonstrou a potencialidade que o setor teria no mercado segurador.
“Durante os debates legislativos, ficou claro que o cooperativismo estava preparado para assumir riscos de seguro nos mais diversos segmentos que estão presentes na economia, protegendo famílias e empresas. O cooperativismo mostrou-se pronto.”
Além disso, o diretor da Susep falou sobre a importância da comunidade jurídica envolvida com o cooperativismo de seguros contribuir para que os novos entrantes atuem de acordo não só com as regras prudenciais, mas principalmente no que diz respeito aos regramentos atinentes à conduta de mercado, ou seja ao tratamento justo do consumidor durante todo o ciclo de vida do contrato.
Por fim, Queiroz esclareceu que a minuta de normativo que regulamenta a atuação das cooperativas de seguros deve ser colocada, até o início de outubro, em consulta pública pela Susep, para recebimento de sugestões da sociedade civil.
O seminário contou ainda com a presença do Secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy.
Dentre outros, foram discutidos durante o evento temas relacionados ao cooperativismo, como o sistema split payment, o cooperativismo nos regimes específicos de instituições financeiras e de operadoras de saúde e o cooperativismo frente à reforma tributária.
O seminário na íntegra pode ser acessado por meio do Canal do Sistema OCB no YouTube.
Assessoria de Imprensa Susep
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

