00:00:00
13 Sep

Zurich cresce no canal corretor e reforça presença regional

27 de agosto de 2025
105 Visualizações

A estratégia de crescimento no varejo e expansão territorial da Zurich Seguros segue em ritmo acelerado. A companhia finalizou o primeiro semestre de 2025 com alta de 24,2% em prêmio emitido via canal corretor em comparação ao mesmo período de 2024, resultado de uma combinação de ações de relacionamento, diversificação de portfólio e reforço da presença regional.

O avanço foi sustentado pela ampliação da base de parceiros, com aumento de 19% no número de corretores cotando Auto Individual – produto considerado chave para o crescimento da companhia no mercado. Essa evolução reflete o estabelecimento de relacionamento próximo com o corretor Zurich e a intensificação da atividade comercial em todas as diretorias comerciais regionais.

Em destaque, a Diretoria Regional São Paulo apresentou o maior crescimento, com alta de +71,4% em prêmio emitido em relação ao primeiro semestre de 2024. Em seguida, vieram São Paulo Interior (+17,8%) e MG/CO (+14,5%). Confira os principais destaques em cada região:

  • São Paulo Capital: impulsionada por Seguros Corporativos como Patrimonial (+447,7%) e Linhas Financeiras (+162,9%), além do Auto Individual (+59,8%).
  • São Paulo Interior: crescimento sólido com destaque para Garantia (+55,1%) e Residencial (+27,8%); Filial Campinas com ampliação de +21,8% em negócios.
  • Minas Gerais/Centro-Oeste: performance puxada por Garantia (+227,0%) e Frota (+105,5%); Filial Belo Horizonte teve crescimento expressivo de +30,5%.
  • RJ/ES/N/NE: destaque para Patrimonial (+229,2%) e Residencial (+23,9%); Filial Rio de Janeiro registrou expansão de +21,3%.
  • Sul: Garantia (+81,8%) e Residencial (+18,8%) sustentaram o resultado; região mantém perfil multiproduto e forte representatividade no portfólio da companhia.

Com relação aos produtos, os seguros corporativos foram protagonistas no território nacional, em alta se destacaram: Patrimonial (+186,5%), Linhas Financeiras (+112,9%), Frota (+57,7%) e Garantia (+40,4%). Nos seguros pessoais, destacam-se: Residencial (+19,6%), Auto Individual (+11%) e Vida (+6,5%). O auto individual, por sua carteira mais ampla, seguiu como carro-chefe, com crescimento de 13,5% na média diária de cotações e 9,6% na volumetria de itens vigentes.

A Zurich também segue expandindo sua atuação sustentável. Produtos como o Zurich Residência já oferecem diferenciais como descarte ecológico, coberturas para placas solares e carregadores de veículos elétricos, além da compensação de carbono na assistência 24h – benefício também disponível no Zurich Automóvel, em que os serviços de assistência e carro reserva contam com compensação de carbono desde 2023, ampliada para o seguro residencial em 2024.

‘’Esse primeiro semestre comprova que nossa estratégia está no caminho certo: direcionamos a atuação comercial de forma mais estratégica, ampliamos nossa capilaridade e fortalecemos a proximidade com os corretores, que são nossos principais parceiros de negócios’’, afirma Marcio Benevides (foto), diretor executivo de Distribuição da Zurich Seguros.

Segundo Benevides, a companhia vem evoluindo com muita constância na atividade comercial e na regionalização da marca, tornando a seguradora cada vez mais presente da vida e no dia a dia do corretor e dos clientes.

‘’Avançamos na execução do nosso plano de expansão geográfica, com a consolidação nacional da Filial Digital e o fortalecimento de regiões-chave, sempre com foco em oferecer uma jornada mais simples, ágil e personalizada. A seguradora tem como objetivo crescer mais do que em números; queremos construir um relacionamento duradouro, diversificando a carteira dos parceiros de negócio e expandindo a presença da Zurich em todo o país”, ressalta o diretor.

Presença nacional com impacto

Marcio Benevides pontua ainda que, para além da presença comercial, a Zurich reconhece a importância de apoiar as comunidades em que a seguradora está presente, em linha com a estratégia de Sustentabilidade adotada há anos pela empresa.

“A companhia mantém projetos de impacto social e ambiental por todo o território nacional, desde o Tocantins, com o projeto Fonte de Futuro, que leva água tratada a escolas públicas sem acesso ao recurso, até Minas Gerais, com o Zurich Forest, projeto que se propõe a restaurar o bioma da Mata Atlântica na região de Aimorés”, relembra o executivo.

Marcio destaca que uma das principais iniciativas da companhia com impacto nacional é o Fundo de Catástrofe, mecanismo empresarial de ajuda humanitária mantido pela Zurich Seguros e a Zurich Santander. O fundo é destinado a situações de calamidade pública e desastres naturais, e já foi mobilizado em diferentes ocasiões, incluindo as enchentes do Rio Grande do Sul em 2024 e 2025, com envio de itens essenciais e apoio à reconstrução. No total, mais de 15 estados já foram contemplados pela iniciativa ao longo de mais de 6 anos.

“O Fundo de Catástrofe nasceu para dar uma resposta rápida e efetiva diante de tragédias climáticas e humanitárias. Estamos olhando para as regiões com um olhar para além do seguro, atuando para proteger e apoiar pessoas em situações de vulnerabilidade, principalmente aquelas que não podem contar com um seguro”, destaca Marcio.

Na visão da Zurich, o cenário segue favorável ao crescimento no canal corretor. O foco será intensificar o relacionamento com parceiros estratégicos, estimular a diversificação do portfólio e ampliar a capilaridade regional. “Nossa ambição permanece clara: ser a melhor seguradora para o corretor operar no Brasil. Com uma estrutura pensada para o dia a dia do corretor varejo, queremos ser uma seguradora que o corretor confia, recomenda e prioriza”, finaliza Marcio.

Fato Relevante

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
97 Vizualizações
Aon plc
97 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
94 Vizualizações
CNseg
94 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin