00:00:00
14 Sep

Icatu lança terceira temporada do IcatuCast

1 de agosto de 2025
188 Visualizações

A Icatu Seguros – maior seguradora brasileira independente em Vida, Previdência e Capitalização – lança a 3ª temporada do IcatuCast – Corretor que Inspira, videocast dedicado aos corretores de seguros. O programa, que já conta com 13 episódios e média de mais de 50.500 visualizações, chega a uma nova fase, marcada por conversas ainda mais ricas e aprofundadas. Nesta temporada, o IcatuCast reúne especialistas da própria Icatu e de diferentes áreas do mercado, ampliando os olhares sobre os temas que impactam o dia a dia dos corretores.

O episódio de estreia, que foi ao ar no dia 28 de julho, aborda um tema muitas vezes evitado pelas famílias, mas essencial: “Morte e Proteção: como conversar a respeito sem tabus”. Focado na importância do seguro de vida como forma de cuidado e de proteção, o episódio reúne César Saut, Vice-presidente Corporativo da Icatu Seguros, e Mariana Clark, consultora, psicóloga especializada em saúde mental, perdas e luto, acolhimento, humanização e prevenção de adoecimentos em empresas e escolas.

Durante o episódio, César destaca que a dificuldade de falar sobre a morte ainda é um traço da cultura brasileira e que as pessoas costumam chegar ao fim da vida com problemas financeiros e dependentes dos outros. Ele reforça que o seguro de vida pode ser um aliado importante nesse cenário, já que permite, inclusive, a antecipação da cobertura em casos de doenças terminais. “O mercado potencial é absurdo”, observa.

Mariana complementa a reflexão ao destacar que as escolhas feitas em vida moldam não apenas como vivemos, mas também como partiremos. “Se a gente não está fazendo escolhas conscientes hoje, naturalmente a nossa morte vai ter uma consequência, como o de não ter feito um planejamento financeiro, por exemplo”. Para ela, o silêncio em torno do tema só aumenta a angústia. “Não é romantizar, porém, se a gente não faz essa reflexão em vida, a gente está perdendo uma oportunidade de refletir sobre a nossa existência. E essa é uma reflexão que a gente tem que semear hoje”.

O episódio também reforça o papel do seguro de vida e da previdência privada como ferramentas de autocuidado. Para César, mais do que preservar um legado, planejar o futuro é também uma forma de cuidado consigo. “Ter seguro de vida ou fazer uma previdência é, sim, uma questão de preservação de legado e encarar naturalmente o ciclo de vida, mas também é um ato de autocuidado, porque eu já vou me deparar com a finitude. Isso é certo, eu só não sei quando”, diz.

Ele ainda ressalta a importância dos corretores nesse processo, como agentes que provocam a reflexão e ampliam o diálogo sobre planejamento financeiro. “Nós temos um mercado futuro que é duas ou três vezes maior que o mercado existente, mas a gente tem que construir este mercado. É fundamental interpretar a beleza do que a gente faz e a importância do seguro e da previdência, assim como as fragilidades da vida e tentar sensibilizar as pessoas”, finalizou.

Buzzing

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
101 Vizualizações
Aon plc
101 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
96 Vizualizações
CNseg
96 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
91 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
91 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin